segunda-feira, 14 de março de 2011

Dica: Libere espaço no seu mac

Se você recebeu uma menssagem de que seu disco está quase cheio, aqui vão algumas dicas para resolver o problema.

1 – Esvaziar o Lixo: Você pode achar que já deletaram todos os ficheiros que não queriam, mas a verdade é que podem ainda restar alguns vestígios desses ficheiros ou aplicativos. Para isso um aplicativo como o AppCleaner pode ajudar, já que além do aplicativo ele apaga também pastas associadas.
2 – Ver espaço em disco: vá em /Aplicações/Utilitários/Monitor de Atividade e depois selecionem Memória do Sistema. Aqui podem ver a memória gasta pelo sistema que é só limpa reiniciando o Mac. Se você deixa o Mac ligado durante dias, devia reiniciar ao fim do dia para ele limpar a memória. É um ganho de memória temporário, mas já ajuda qualquer coisa.
3 –  Limpezas frequentes: No Mac OS X do 10.4 em diante o sistema corre uma limpeza automaticamente, quando o Mac entra em modo sleep. Mas pode ir ao Terminal e escrever um dos seguintes comandos:
sudo /usr/sbin/periodic weekly
sudo /usr/sbin/periodic monthly
sudo /usr/sbin/periodic daily
Isto deve resolver o problema do sistema fazer ou não a limpeza automática.
4 – Verificar Volumes: Isto pode acontecer alguma vezes. Sempre que copia ficheiros para um disco externo e faz um clone do seu disco e algo corre mal, como por exemplo a desconexão da unidade externa, o sistema do Mac não nota. Por isso ele cria um ficheiro em /Volumes/ e copia aí a informação, enquanto nós pensamos que os ficheiros estão indo para o Disco Externo. Por isso podem navegar até /Volume/, ou simplesmente escrevendo "Volumes" no Finder, e depois apagar o conteúdo da pasta.
5 – Usar o Spotlight para procurar ficheiros pesados: Você pode não saber, mas o Spotlight pode ser configurado para procurar ficheiros baseado no seu tamanho. No Finder cliquem na tecla ⌘ + F para abrir a janela do Spotlight.
Selecionem "Tipo" e várias opções vão aparecer. Selecionem "Outro" dessa lista e uma janela vai abrir:
Ponha aí o tamanho dos ficheiros que quer encontrar para eliminar.
6 – Usar um aplicativo para visualizar onde o nosso disco é usado. O aplicativo OmniDiskSweeper é um bom aplicativo para essa tarefa. Com este aplicativo podemos selecionar um disco ou pasta e listar todos os diretórios de maneira a podermos analisar um a um para fazermos a limpeza sem apagarmos coisas que não queremos.





6 – Realize manuntenção no seu mac. Por fim, use CleanMyMac, Assim como qualquer outro sistema operacional, o Mac OSX também acaba acumulando milhares de arquivos inúteis que apenas ocupam espaço no seu HD e deixam o Mac mais lento.

Para deixar o OSX rodando com perfeição e livre de arquivos inúteis, o CleanMyMac é uma excelente suíte de ferramentas que realizam este tipo de manutenção. Em apenas uma interface agradável e intuitiva, o usuário limpa caches, exclui arquivos desnecessários e muito mais.

Ao executar o programa, basta clicar no botão Scan para que os arquivos comecem a ser encontrados. Perceba que, com o passar dos segundos, arquivos de todos os tipos listados são econtrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário