Hoje a Apple liberou o novo sistema operacional Mac OS X Lion. Para quem quiser comprar, o valor é de apenas 30 dólares, e basta apenas ter um Mac OS X Snow Leopard na versão 10.6.6, com a Mac App Store. Por enquanto a Apple decidiu fazer algo diferente sem mídias de CD, USB, nada similar, tudo pela App Store.
Para instalar, como todos suspeitaram desde o princípio da criação dele, você tem de ter uma conta na Mac App Store, ele pesa 3.49GB, e depois, o processo de instalação é guiado e bem simples. Não tem mistérios para instalar.
Muitos usuários ainda tem dúvidas sobre este tipo de instalação, pois podem ocorrer erros e o sistema precisar ser reinstalado. A instalação, que é feita através do Snow Leopard, criará uma partição de recuperação, onde o usuário, ao dar boot no Mac, pode acessá-la e recuperar seu sistema danificado.
Muitos usuários ainda tem dúvidas sobre este tipo de instalação, pois podem ocorrer erros e o sistema precisar ser reinstalado. A instalação, que é feita através do Snow Leopard, criará uma partição de recuperação, onde o usuário, ao dar boot no Mac, pode acessá-la e recuperar seu sistema danificado.
A Apple decidiu fazer uma modificação geral nele, ou seja, ela mudou muita coisa que até o estilo “Aqua” (daquelas barras azuis) foram mudadas, e os botões para fechar, expandir e minimizar também foram mudados (pequenas mudanças), e também, tem um toque de design do iOS no sistema. Há a inclusão de funções, como o “Mission Control“, que você pode controlar tudo que está fazendo, e com isto, pode estar mudando de apps e ambientes de trabalho (que até o nome diz “Controle da Missão”). Também há o “Lauchpad“, que faz um acesso rápidos aos apps como se fosse a springboard do iOS. Pode-se usar apps em tela cheia também, e outras novidades que já foram anunciadas há um bom tempo.
Quem comprou o seu Mac entre 6 de junho e 20 de julho de 2011, ou que tenha comprado a partir de 21 de julho que não venha com Mac OS X Lion, pode pedir uma atualização gratuita pelo “Programa de Atualização do OS X Lion“, que pode obter informações neste link e pedir por aqui. Quem comprou o Mac antes do dia 20, tem até dia 19 de agosto de 2011 (1 mês) para pedir a atualização gratuita, caso contrário, não obterá a atualização do programa, e quem comprou após o dia 21 de julho de 2011, tem 30 dias para pedir a atualização gratuita desde o dia da compra.
UM DETALHE IMPORTANTE!
UM DETALHE IMPORTANTE!
É a respeito das autorizações da App Store.
Para usar o iTunes do computador com a App Store (seja no Mac ou no Windows), é preciso autorizar o computador, para que se possa baixar aplicativos. Sem essa autorização (feita simplesmente conectando-se na conta), não é possível nem mesmo transferir arquivos para o iPhone ou iPad.
O detalhe importante é que, para evitar a pirataria, a Apple limita a autorização de no máximo 5 computadores na mesma conta. Isso quer dizer que se você chegar a este limite, não pode mais cadastrar nenhum outro computador.
Isso torna-se um problema quando reinstalamos o sistema todo do zero (formatar o HD e reinstalar o Windows, por exemplo), pois a App Store passa a considerar o computador como uma outra máquina diferente, e se você tiver já atingido a cota de 5, não pode mais autorizá-lo.
A solução para isso é sempre cuidar para desautorizar o computador antes de reinstalar qualquer sistema (seja o Lion, seja o Windows), para que seu computador não seja considerado como “outro”.
A partir de agosto, a Apple venderá o Mac Lion em um pendrive ao custo de 69,90 dólares. Mais que o dobro do preço da Mac App Store.
Nenhum comentário:
Postar um comentário