terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dica: Como utilizar o recurso “Voltar ao Meu Mac” (Back to My Mac) no OS X Lion com iCloud

A função “Voltar ao Meu Mac” (Back to My Mac) foi lançada no Mac OS X Leopard e, dentre outras coisas, permite o compartilhamento de arquivos e de telas de computadores. Para isso, era necessário uma conta MobileMe. Com a transição dele para o iCloud, algumas dúvidas ficaram no ar e, exatamente por esse motivo, a Apple tratou de colocar uma página explicando tudo sobre as mudanças. Felizmente, o “Voltar ao Meu Mac” — diferentemente do iDisk e do Gallery — faz parte do iCloud.



Back to My Mac - iCloud
Dica: se você fez uma conta no serviço e nunca ouviu falar no “Voltar ao Meu Mac”, não deixe de ler estes dois artigos de suporte [1, 2], nos quais a Apple explica tudo sobre a utilização e solução de problemas referentes à função.
Só que, além das funções de compartilhamento de arquivos e de telas, o MobileMe permitia também acessar HDDs ligados a bases AirPort e os discos internos do Time Capsule, tudo isso configurado através do AirPort Utility.
Painel de configurações do AirPort Utility compatível com MobileMe
Na prática, funcionava da seguinte forma: mesmo fora da rede do AirPort Extreme ou do Time Capsule, um ícone de HDD ficava disponível no Finder, permitindo o acesso a todo o conteúdo que você deixou lá dentro.
Acesso remoto à Time Capsule via Finder
Todavia, depois de migrar para o iCloud, a função não funcionava mais, pois tanto o firmware de AirPort Extreme/Time Capsule quanto o AirPort Utility não suportavam o iCloud. Agora, depois da atualização de ontem, tudo voltou a funcionar com o novo serviço na nuvem da Apple. Para isso, basta aplicar os updates e configurar sua conta iCloud dentro do novo painel encontrado no AirPort Utility (abaixo)
Back to My Mac - AirPort Utility

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

iPhones comprados no exterior agora são cobertos pela garantia internacional no Brasil


Uma boa notícia para todos os que compraram seu iPhone em outro país e até pouco tempo não eram cobertos pela garantia internacional da Apple em solo brasileiro: conforme comprovou o Blog do iPhone, a Apple agora cumpre a legislação brasileira, prestando assistência técnica aos aparelhos “estrangeiros” comprados há menos de um ano.
A garantia de iPhones no Brasil sempre foi uma questão polêmica, pois era feita de uma forma particular. Por não ter lojas físicas no país, a Apple deixou a garantia sob a responsabilidade das operadoras nacionais, que por sua vez, só cobrem os aparelhos que elas mesmo vendem. Isso quer dizer que quem comprava seu aparelho no exterior, ficava desprotegido, mesmo com a garantia oficial sendo internacional.
Isso parece ter acabado, com a Itautec, parceira da Apple na assistência de iPhones no país.
página oficial de suporte da Apple ainda não dá a informação da cobertura internacional do iPhone. Para quem estiver com problemas em aparelhos comprados no exterior (e que ainda estejam na garantia), o telefone da Itautec é o 0800-77-APPLE (0800-77-27753).

É importante destacar que esta particularidade de garantia acontece apenas com o iPhone. Outros produtos da Apple (como iPad e iPods) são cobertos normalmente pela ampla rede de assistência técnica autorizada da companhia no Brasil e no mundo.

Dica: 8 formas de utilizar melhor o teclado no seu gadget


teclado

1. Control Z, CMD Z ou melhor, desfazer

Algumas vezes queremos voltar atras em ações que tomamos, como por exemplo, apagar um texto ou substituir uma palavra. Desfazer alguma ação é possível, mas esta tão escondido que quase ninguém encontra.
Para desfazer uma ação você deve chacoalhar o seu gadget para cima e para baixo, saltará na tela uma mensagem Desfazer ou Cancelar.
Outra forma é pressionando .?123 e indo na opção Desfazer.

2. Caps Lock ou texto em caixa alta

Existem estes momentos em que um texto deve ser bem destacado, nada melhor que letras GARRAFAIS não? Bom muitas pessoas se utilizam deste artificio, eu particularmente não gosto muito mas fica a dica para quem gosta.
Para utilizar você deve ativar uma configuração no painel de Ajustes, vá para Home, Ajustes, Geral, Teclado e marque a opção Ativar Fixar Maiúscula.
Pronto agora basta apertar duas vezes na tecla Shift (fixa), o botão ficará azul.

3. Números e Caracteres especiais

Há uma forma simplificada de utilizar números e pontuação, utilizando esta forma você otimiza tempo.
Funciona da seguinte forma, aperte o botão .?123 e sem solta-ló deslize seu dedo até a tecla que deseja, o teclado voltará para o modo letras novamente sozinho.

4. Acentos, ç e outros caracteres

Está difícil de escrever português corretamente? Bom certamente porque ainda não está utilizando corretamente o teclado, para encontrar um acento você deve manter pressionada a tecla e logo selecionar a opção desejada.
Exemplo, para escrever “à” você deve manter pressionada a tecla “a” e um menu com opções se abrirá.

5. Correção e substituição de palavras

Para utilizar o dicionário e corretor de palavras você deve tocar duas vezes sobre a palavra a corrigir, logo toque em Mais… E então em substituir.
O mesmo serve para encontrar a definição de uma palavra, ao invés de substituir escolha a opção definição.

6. Finalizando uma frase com ponto final

Esta função do teclado é muito interessante, para finalizar uma frase com ponto final e adicionar um espaço para seguir escrevendo você pode simplesmente apertar duas vezes na barra de espaço. Será acrescentado o ponto final e também um espaço.

7. Escrevendo em inglês ou outro idioma

Há determinados momentos em que a língua portuguesa fica curta para nossa navegação, desejamos procurar algo em inglês no Google, ou escrever o nome de uma canção.
Com o autocorretor do teclado português ativado isso se torna uma dor de cabeça. Você pode adicionar idiomas ao teclado indo nas configurações, vá para Home, Ajustes, Geral, Teclado, Teclados Internacionais e Adicionar Novo Teclado.
Agora escolha os que você mais usa, meus teclados são português, inglês.

8. Tab

Muitos ainda não sabem, mas para trocar de campo em um formulário no iPad não é necessário tocar exatamente sobre ele na tela, basta você tocar nos botões “Seguinte” ou “Anterior” que estão localizados logo acima das letras QW no teclado.
Ao tocar em seguinte você será levado ao próximo campo do formulário, já tocando no Anterior você volta ao campo que o antecede.

Curiosidade: Magic Cube - Teclado virtual de tamanho real para seus iDevices.


Magic Cube, um gadget que projeta um teclado holográfico e se comunica por bluetooth com qualquer iDevice!
Magic Cube projeta um teclado virtual de 24cm x 11cm em qualquer superfície e permite não só a digitação de mais de 50 palavras por minuto como também pode ser configurado para reproduzir o som de um click para cada tecla apertada, o que fornece um feedback bacana para o usuário.
Graças ao sensor IR posicionado na base do gadget, o Magic Cube é capaz de identificar quando os seus dedos tocam na mesa, triangular a posição deles e descobrir a tecla que você pretende apertar. Depois disso, ele envia as informações via bluetooth para o iDevice, que as transforma em texto. Tudo em questão de milésimos.
Magic Cube, que é compatível com vários eletrônicos que suportam bluetooth, custa certa de US$ 190,00 e pode ser adquirido diretamente no site do fabricante.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dica: Kinotopic


(Foto de Tilen Sepic)

O Kinotopic usa a técnica de ter uma foto estática com apenas uma parte da imagem em movimento contínuo, (reparem no mostrador do relógio).


Ao abrirmos o 
Kinotopic podemos ver imediatamente os cinemagraphs partilhados pelos vários usuários. Os que estão em destaque, os mais recentes, e os nossos, sendo possível partilhar qualquer um destes trabalhos nas redes sociais, tocando nos botões respectivos.


É muito fácil criar o nosso próprio cinemagraph. Basta pegar num pequeno vídeo, seleccionar qual o frame que servirá de base para a imagem estática, e depois desenhar na tela qual a área que irá ter movimento.


A partir daqui apenas temos de seleccionar algumas opções como estabilização de imagem (obtêm-se efeitos diferentes mexendo nesta opção), se é um cinemagraph privado ou não, e se o queremos partilhar nas redes sociais (facebook, Twitter e Tumblr).

Se optarmos pela opção privada, serão enviados por email os links para várias versões da nossa imagem, como por exemplo no formato GIF, um MOV, ou o link para a nossa área privada no site da Kinotopic.

Atenção! o 
Kinotopic requer uma ligação à internet para fazer upload do vídeo para os seus servidores.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dica: AntiCrop


Se você procura um bom App para manipulação de imagens, o AntiCrop é o primeiro aplicativo do mundo que trabalha de maneira similar ao Content Aware Fill do Photoshop CS5, recriando o fudo de suas fotos além dos limites da imagem.
AntiCrop, desenvolvido pela empresa Adva-Soft, é o único aplicativo na App Store que permite a criação espontânea e o prolongamento do fundo de suas fotografias.
Para entender melhor vejam o vídeo abaixo:
É óbvio que o AntiCrop não funciona para fundos muito complexos, mas mesmo assim é um ótimo recurso para quem deseja ajustes mais simples em fotografias de paisagens ou que tenham fundos mais homogêneos.
AntiCrop está disponível na App Store custando US$ 0,99 e é compatível com iPhone, iPod Touch e iPad com IOS 4.1 ou superior.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dica: Draw Pad Pro

O Draw Pad Pro é um belo caderno para suas anotações, rabiscos e notas. O maior destaque deste app é a capacidade de customização que você possui, sendo possível mudar a cor de seus cadernos, páginas, papéis de parede — cada um com mais de dez modelos diferentes, gerando boas combinações.
 
Para seu lápis, 45 cores vibrantes estão à disposição, em 6 diferentes tamanhos. Para fotos, ferramentas de giro, alteração de tamanho, entre outras estão presentes no app, tudo de forma simples e intuitiva.
 
No campo da exportação de suas anotações, ele oferece impressão de cadernos completos via AirPrint, encaminhamento em formato PDF via email ou até mesmo o compartilhamento via Dropbox ou GoodReader. Um cliente de Twitter também está disponível, possibilitando o compartilhamento de suas páginas favoritas com seus seguidores!
 
O Draw Pad Pro é um app universal, requer o iOS 5.0 ou superior e está saindo de graça na App Store [preço normal: US$2; 65,1MB].