terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dica: Como utilizar o recurso “Voltar ao Meu Mac” (Back to My Mac) no OS X Lion com iCloud

A função “Voltar ao Meu Mac” (Back to My Mac) foi lançada no Mac OS X Leopard e, dentre outras coisas, permite o compartilhamento de arquivos e de telas de computadores. Para isso, era necessário uma conta MobileMe. Com a transição dele para o iCloud, algumas dúvidas ficaram no ar e, exatamente por esse motivo, a Apple tratou de colocar uma página explicando tudo sobre as mudanças. Felizmente, o “Voltar ao Meu Mac” — diferentemente do iDisk e do Gallery — faz parte do iCloud.



Back to My Mac - iCloud
Dica: se você fez uma conta no serviço e nunca ouviu falar no “Voltar ao Meu Mac”, não deixe de ler estes dois artigos de suporte [1, 2], nos quais a Apple explica tudo sobre a utilização e solução de problemas referentes à função.
Só que, além das funções de compartilhamento de arquivos e de telas, o MobileMe permitia também acessar HDDs ligados a bases AirPort e os discos internos do Time Capsule, tudo isso configurado através do AirPort Utility.
Painel de configurações do AirPort Utility compatível com MobileMe
Na prática, funcionava da seguinte forma: mesmo fora da rede do AirPort Extreme ou do Time Capsule, um ícone de HDD ficava disponível no Finder, permitindo o acesso a todo o conteúdo que você deixou lá dentro.
Acesso remoto à Time Capsule via Finder
Todavia, depois de migrar para o iCloud, a função não funcionava mais, pois tanto o firmware de AirPort Extreme/Time Capsule quanto o AirPort Utility não suportavam o iCloud. Agora, depois da atualização de ontem, tudo voltou a funcionar com o novo serviço na nuvem da Apple. Para isso, basta aplicar os updates e configurar sua conta iCloud dentro do novo painel encontrado no AirPort Utility (abaixo)
Back to My Mac - AirPort Utility

Nenhum comentário:

Postar um comentário