Caso você não saiba, os sistemas de localização do iOS, como o Buscar meu iPhone, funcionam através da internet e não deixá-los ativos, pode ser o motivo pelo qual você nunca mais vai achar seu tablet. Explico: se seu iPad é Wi-fi (ou 3G, mas você não costuma usar chip), ele precisará de uma rede para se conectar. Caso ele seja roubado, o ladrão não terá acesso a uma rede Wi-fi e não poderá conectá-lo à internet se estiver bloqueado, impossibilitando assim, que você o encontre. Pode parecer loucura, mas é aconselhável deixar algumas funções habilitadas para que o larápio ache que está levando vantagem, mas na verdade, é você que dará as cartas.
Dessa forma, o mais adequado é que você não bloqueie a tela de início do seu iPad e deixe sempre o Wi-fi ativo, mesmo que gaste mais bateria. Assim, se o ladrão entrar em uma rede que você já se conectou ou entrar em uma nova, os sistemas de localização vão funcionar automaticamente. Porém, é importantíssimo que você desabilite algumas funções para evitar que o meliante desligue os sistemas de busca.
Para isso, vá em Ajustes > Geral > Restrições > Ativar Restrições. Coloque um código de 4 dígitos a sua escolha e repitá-o. Vá em Permitir Alterações e clique o ícone Contas. Habilite a aba Não Permitir Alterações. Assim, o infeliz não poderá fazer alterações em seus e-mails e nem no iCloud, não podendo assim, desabilitar o Buscar meu iPhone (iPad, no caso).
Agora um detalhe importantíssimo: ao localizar o seu iPad logo após ele ser ligado (geralmente os malandros desligam o aparalho por dias antes de usá-los), o iCloud manda automaticamente mensagens para seu e-mail registrando a localização. É muito prudente não colocar esse e-mail no seu Mail, pois senão ,o ladrão saberá que o tablet está sendo rastreado. Infelizmente essa dica não serve para a maioria dos usuários, pois muitos usam a mesma conta para tudo. Se você quiser deixar seu e-mail habilitado no Mail mesmo assim, é recomendável acessar seu webmail imediatamente após o roubo e trocar a senha (ou senhas se você tiver mais de um e-mail). Assim o gatuno não conseguirá baixar novos e-mails no seu iPad. De qualquer forma, fica a dica.
Caso seu iPad tenha Jailbreak, uma outra dica é usar o iProtect, um programa disponível no Cydia que permite que você coloque senhas individuais nos aplicativos. Assim, você pode restringir ainda mais o acesso e não precisa se preocupar com essa questão dos e-mails.
Já se seu iPad é 3G e está com o chip sempre ativo, não precisa se preocupar com nada e aí, vale usar o bloqueio por código mesmo. Se ele for o iPad 2 e tiver Jailbreak, a dica é instalar o iGotYa, tweak que permite que o iPad tire uma foto do ladrão (sem ele saber) com a câmera frontal ao colocar o código errado e envie para você por e-mail, junto com a localização do bandido.
P.S. Isso vale também para iPhones e iPods Touch
Nenhum comentário:
Postar um comentário