Guillapple

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dica: Usando o compartilhamento de tela do Mac

Um dos muitos recursos que o OS X oferece que a maioria das pessoas desconhece é o compartilhamento de tela, que como o nome sugere: compartilha a tela do seu Mac para que você possa acessa-lo de outro computador (não precisa ser outro mac, pode ser um PC ou mesmo um iPhone)
Primeiro passo: Habilitar o compartilhamento de tela no Mac.
Preferências do Sistema
Para isso basta abrir as Preferências do Sistema, clicar em Compartilhamento.
Preferências do Sistema > Compartilhamento
Então clique em Compart. de Tela e você já poderá acessar o seu Mac a partir de outro Mac, porem talvez você queria acessar o seu Mac apartir de um PC ou do seu iPhone/iPod touch então mais um passo simples deve ser seguido!
Clique em Configurações do Computador e depois marque a opção Visualizadores VNC controlam a tela com senha e após definir uma senha segura (de preferência) clique em OK.
Preferências do Sistema > Compartilhamento > Configurações do Computador
Seu Mac já estará com o compartilhamento de tela ativo e funcionando, agora vem a parte em que você brinca de “agente secreto” e acessa o seu Mac remotamente!
Em outro Mac a coisa e bem simples, basta abrir o Finder e clicar em Ir e depois em Conectar ao servidor e escolher o seu Mac (podendo também mandar abrir direto pelo endereço IP da seguinte forma vnc://endereço_ip ou vnc://usuario.no-ip.com).
Você pode também acessar o seu Mac através da internet, bastando saber o seu endereço IP. Caso tenha a sorte de ter um IP fixo é fácil, porem se não for o caso, recomendo que use o NO-IP que apesar de não lhe conceder um IP fixo, pode tornar a sua conexão remota bem fácil, como se tivesse um IP fixo! (muitos routers dispõem da opção de se conectar ao NO-IP automaticamente nas configurações, bastando que você insira seu nome de usuário e senha do NO-IP, o que lhe facilita muito o acesso remoto, bastando indicar nas configurações para que conexões externas vindas na porta 5900 sejam encaminhadas para o seu Mac).
Como eu disse no começo desse post, você também pode acessar o seu Mac por um PC ou pelo iPhone/iPod touch então vamos a eles!
Para acessar pelo PC basta usar um cliente VNC (existem vários disponíveis) eu recomendo o TightVNC, bastando fazer o download (caso queira só acessar o computador, existe a opção do download apenas do visualizador que nem requer instalação, podendo ficar um pen-drive, bastando abrir o executável e inserir o endereço da máquina que você deseja se conectar).
Acessando pelo iPhone/iPod Touch!
Como já foi tido anteriormente, basta um cliente VNC pra acessar o seu Mac (além de saber a senha) então para acessar pelo iPhone/iPod Touch basta fazer o download do Mocha VNC que é gratuito (tem também uma versão paga que custa 5.99 que oferece suporte ao Apple Remote Desktop o que talvez seja uma vantagem para quem não quer usar o protocolo VNC.
Ao abrir o Mocha VNC, basta configurar para conectar ao seu computador, inserindo o endereço IP ou o endereço do usuario.NO-IP.com caso tenha configurado (O que é provável, já que o acesso externo é o legal disso!)
Configurando o Mocha VNC
Depois de configurar o IP/usuario.No-IP.com para conexão, não alterando a porta (5900) e preenchendo o campo da senha, marque as opções: Mac OS  X Server, Save Password, 32-bit Color Mode e Mouse with offset
Depois disso se tudo estiver correto, basta tocar no botão conectar.
Acesso Remoto
Dica: Se você ficar meio paranoico, com medo de que fazendo isso “alguém” ira te espionar, lembre de usar uma senha segura, e sempre que alguém estiver acessando remotamente o seu Mac aparecerá o ícone do acesso remoto na barra onde você além de ver o IP de quem está conectado, pode desconectar-lo.
Menu do compartilhamento de Tela na barra
Usos para o acesso remoto: Vão deste gerenciar downloads pelo iPhone enquanto não está na frente do Mac, até acessar o seu Mac apartir do trabalho/faculdade para burlar o bloqueio a sites (twitter/blogs/etc…) até usos mais sérios. (faça o que quiser!)

Dica: Ao utilizar o Mocha VNC, caso tenha configurado o acesso através do No-IP, sugiro que faça também uma conexão pelo IP do seu Mac na rede local para quando estiver em casa o acesso seja mais rápido indo diretamente (sem ter que passar pela internet).
Dica complementar: Uma vez configurado o acesso externo pelo no-ip, você também pode compartilhar arquivos através do FTP, indo em Preferências do Sistema > Compartilhamento > Compart. de Arquivos > Opções > Compartilhar Arquivos e Pastas usando FTP (Faça por sua própria conta e risco).
Postado por guillapple às 07:49 Nenhum comentário:
Marcadores: Compartilhamento de tela do Mac

Actualização 5 do Java para Mac OS X 10.6

Java-webstart-icon-512x512
A Actualização 5 do Java para Mac OS X 10.6 apresenta melhor compatibilidade, segurança e fiabilidade, ao actualizar o Java SE 6 para a versão 1.6.0_26. Ocupa 78,9 MB.
Saia de todos os navegadores da web e aplicações Java antes de instalar esta actualização.
Encontrará informação mais detalhada sobre esta actualização no seguinte website:http://support.apple.com/kb/HT4593?viewlocale=pt_PT.
Encontrará informação sobre o conteúdo de segurança desta actualização no seguinte website: http://support.apple.com/kb/HT1222?viewlocale=pt_PT.

Captura_de_ecra_-_2011-06-28_22
Está também disponível a actualização 10 do Java para Mac OS X 10.5.
Todas as actualizações estão disponíveis para download e instalação offline, aqui.
Postado por guillapple às 06:53 Nenhum comentário:
Marcadores: Java para Mac OS X

terça-feira, 28 de junho de 2011

Dica: Skype para Ipad

Finalmente chega o aplicativo do Skype para Ipad, aparentemente apenas para o Ipad 2, um vídeo  foi “vazado” (de propósito?) na semana passada, o aplicativo é exibido em um Ipad 2 fazendo uma vídeo chamada e exibindo novas funções. A interatividade e inúmeras funções extras mostram que a equipe fez um belo trabalho em não apenas adaptar a versão já existente para iPhone, mas sim criar outra do zero especialmente para o iPad.
O Aplicativo está com previsão de ser lançado nesta terça-feira, mais tudo depende da aprovação da Apple, então bem provavel que aja um atraso.
Fiquem ligado.
Postado por guillapple às 07:45 Nenhum comentário:
Marcadores: Skype para Ipad

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dica: Pad Racer

O Pad Racer é um arcade que simula corrida no estilo autorama, mas de um jeito bem interessante:
O jogo é para iPad e Mac e usa como controle o iPhone ou iPod touch…
Funciona da seguinte forma, o iPad/Mac é a pista e o iPhone ou iPod touch é o controle, usando o sistema de acelerômetro e giroscópio, você controla a direção de onde o carro deve ir.
Melhor que tentar explicar, somente assistindo ao vídeo:


As características do game são:
  • Possibilidade de até quatro jogadores;
  • Conexão por Bluetooth ou Wi-fi;
  • Possibilidade de criar pistas;
  • Possibilidade de expandir a pista para dois iPads.
O último recurso mencionado acima é sem dúvidas o mais interessante, onde usando dois iPads você pode ampliar a pista, veja no vídeo abaixo:

O Pad Racer tem também uma versão para Mac, uma boa alternativa para quem não tem iPad.
Aos interessados, o jogo para iPad e Mac custam $4,99, vocês podem comprar a versão para iPad clicando aqui e a versão para Mac clicando aqui, já o app para controlar o carrinho, está disponível gratuitamente para iPhone e iPod touch, para baixar clique aqui, caso queira saber mais detalhes do jogo acesse o site oficial.
Postado por guillapple às 06:51 Nenhum comentário:
Marcadores: Pad Racer

domingo, 26 de junho de 2011

Apple publica detalhes da transição do MobileMe para o iCloud; iWeb, Gallery e iDisk serão abandonados

A Apple publicou um FAQ (Perguntas e Respostas Frequentes) completo sobre o assunto.
Logos - MobileMe e iCloud
A maioria dos serviços que conhecemos e usamos hoje no MobileMe existirá no iCloud, o que inclui Mail, contatos, calendário, favoritos, Find My iPhone e Back to My Mac — provavelmente em forma de web apps renovados e mais bacanas que os atuais.
Porém, três deles serão descontinuados:
Tabelinha de migração MobileMe para iCloud
Sim, a partir de 30 de junho de 2012, quando o MobileMe deixar definitivamente de existir, publicação de sites via iWeb, galeria de fotos e iDisk serão abandonados — assim como sincronização de widgets do Dashboard, keychains, itens do Dock e Preferências do Sistema.
Em compensação, é claro, há uma série de novidades que a Apple apresentou no iCloud que não existiam antes no MobileMe, como iTunes in the Cloud, Photo Stream, Documents in the Cloud, downloads automáticos e histórico de compras para apps e ebooks, backup e restauração, entre outros. E tudo isso agora é de graça (a menos que você precise de mais do que os 5GB oferecidos pela Apple; preços de upgrade serão revelados mais tarde).
Para quem depende hoje do iWeb para publicar seus sites no MobileMe, a Apple já publicou um documento de suporte com instruções de como fazer a migração para outro serviço de hospedagem de sites. Similarmente, há um artigo explicando como salvar fotos e vídeos da MobileMe Gallery e outro detalhando como fazer o download de seus arquivos do iDisk para Macs ou PCs. Felizmente, há tempo de sobra para providenciar tudo isso.
Postado por guillapple às 09:33 Nenhum comentário:
Marcadores: MobileMe para o iCloud

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dica: Alice: Madness Returns


Um livro interativo como você jamais viu!

Alice: Madness Returns™ for iPad é um livro interativo que deixa qualquer um impressionado. Nele é possível entrar de cabeça na história de Alice, fazendo parte da trama ao acionar comandos e mover objetos.


Atenção: para jogar Alice: Madness Returns™ for iPad você precisa ter uma conta na App Store dos Estados Unidos. 
Com ilustrações bastante realistas, o livro "Alice no País das Maravilhas" ganha aspectos mais adultos no Alice: Madness Returns™ for iPad. Tanto que o app exige que seus usuários já tenham 18 anos para que o download possa ser feito. O livro está recheado de cenas fortes, que introduzem ao roteiro do game a ser lançado pela Electronic Arts, o qual leva o mesmo nome do aplicativo.
Ao longo da trama, você precisa interagir com personagens e ambientes. Em alguns momentos, simples toques na tela bastam. Em outros, o app usa a câmera do iPad para captar o rosto do usuário, fazendo com que personagens reajam a seus movimentos.
Para que você veja todos os efeitos de animação existentes no Alice: Madness Returns™ for iPad, fique atento às indicações luminosas que aparecem sobre os objetos que devem ser movidos. No fim do livro, você ainda tem a possibilidade de garantir o game Alice: Madness Returns™ pelo site da Electronic Arts.


Clieque aqui para baixar.
Postado por guillapple às 21:31 Nenhum comentário:
Marcadores: Alice: Madness Returns

Dica: Air Video

Assista a vídeos no seu iPhone sem precisar tê-los armazenados e sem limitações, a partir de seu computador.



Você que gosta de vídeos já deve ter sofrido com falta de espaço para armazená-los no iPhone. Até mesmo para poder apenas assisti-los no aparelho já requer certo trabalho e a sincronização do vídeo por vezes também pode ser um processo demorado.
O Air Video é um programa que visa facilitar seu trabalho nesse sentido. Com ele você pode assistir a vídeos em seu iPhone a partir de um computador conectado na rede local (ambos com acesso à internet), sem sequer ter o vídeo armazenado no iPhone. Para utilizar este programa é necessário possuir o Air Video Server instalado no computador com o qual você deseja compartilhar os vídeos.


Como assistir a vídeos utilizando o programa
Primeiro, você precisa instalar o Air Video Server no computador que fará o compartilhamento com o iPhone. Feito isso, você precisa adicionar os arquivos (ou pastas) de vídeo para o servidor. Você pode encontrar a explicação de como fazer isto na descrição do Air Video Server.
Assistindo a um vídeo a partir do iPhone
Em seguida, após instalar o Air Video  no iPhone, é necessário adicionar servidores para o programa. Para isso, entre no programa e clique no botão “+”. Em seguida, o programa localiza automaticamente os computadores conectados na rede que possuam o Air Video Server instalado e ativo.
Então, basta selecionar o computador desejado. Ao selecioná-lo, as pastas ou arquivos compartilhados pelo Air Video Server estarão disponíveis no seu iPhone. Agora basta localizar o vídeo desejado e aproveitar. Caso o vídeo não esteja em um formato suportado pelo iPhone, você pode convertê-lo online, mas para um processo mais rápido, o ideal é que ele já esteja com a extensão apropriada.
Postado por guillapple às 21:23 Nenhum comentário:
Marcadores: Air Video

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dica: Qik

Library
Qik permite vc filmar vídeos e enviá-los, praticamente, ao vivo para internet. Vc também tem a opção de não enviar o vídeo e somente salvar no celular.
Seguem alguns trechos sobre o aplicativo:
“A Câmera de Vídeo para todos os iPhone, com extraordinários efeitos de toque, ampliação, pausa e outros controles.”
“Até possibilita tirar uma fotografia no teu momento favorito enquanto estás a gravar um vídeo.”
“- A melhor resolução combinada e desempenho FPS na App Store”
“- Partilha mais rápida e mais segura para o Facebook, Twitter, Youtube ou Qik”
“- Partilha links via SMS e Email ou anexa o teu vídeo através do Email”
“- A única aplicação de Câmera de vídeo onde áudio e o vídeo estão sempre em sincronização”
“- Arquiva, visualiza e gere os teus vídeos em qik.com – sem preocupações de memória”
“Exportação de vídeos para a galeria do telefone …”
É preciso criar uma conta no qik, gratuitamente.
Postado por guillapple às 12:36 Nenhum comentário:
Marcadores: Qik

Dica: Parallels Desktop

Para muitos usuários do Mac OS X, ainda é necessário o uso do Windows, seja porque sua escola ou empresa utiliza programas específicos para a plataforma ou então para acessar websites que solicitam o uso de algum programa disponível apenas para Windows.
Durante muito tempo, os usuários Mac não tiveram muitas opções além de máquinas virtuais lentas e complicadas, como o Virtual PC.

 Uma máquina virtual é uma espécie de emulador de computador., uma máquina física representada como um software.
As máquinas virtuais permitem que o usuário instale até mesmo um sistema operacional completo nelas. Assim, você pode usar o Windows em uma janela do Mac OS X, como se ele fosse só mais um programa qualquer.
Windows XP no Mac OSX.
Embora os usuários já contem com o Boot Camp, programa que acompanha o sistema da Apple desde a versão 10.5 e que facilita a instalação do Windows em máquinas Mac, há algumas vantagens em optar pelo Parallels. A principal delas é que você poderá mudar de sistema operacional a qualquer momento, sem ter que reiniciar o seu computador.
Mac Mini Intel.
A lista de sistemas operacionais suportados pelo Parallels é vasta, e engloba o MS-DOS, várias distribuições Linux, Solaris, FreeBSD e diversas versões do sistema da Microsoft, indo do Windows 3.11 ao Windows 7.

Instalação
A instalação do Parallels procede da mesma maneira que outro programa qualquer. Basta extrair o arquivo DMG e seguir os passos de instalação apresentados na tela. Feita a instalação, o ícone do programa estará na pasta de Aplicativos.
A instalação inclui alguns aplicativos como o Kernel Extension (uma ferramenta que realiza pequenas modificações no Mac OS X) e um desinstalador que remove o programa e todas as suas partes.
Configurando sua máquina
Como já mencionado, o Parallels é capaz de rodar diversos sistemas operacionais dentro do seu Mac OS X. Após executar o aplicativo, o usuário deve criar sua máquina virtual, especificando qual o sistema operacional desejado. O programa apresenta um guia de configuração bastante intuitivo, portanto, o usuário não deve encontrar maiores problemas para realizar a configuração.
Insira o serial.
Conforme o sistema escolhido, o Parallels aponta valores do disco rígido, quantidade de RAM disponível e muito mais. Vale lembrar que todos os valores e configurações são personalizáveis e o Parallels apenas dá valores padrões básicos ao suporte para o sistema secundário.
Escolhidos os valores, a próxima etapa envolve a instalação do sistema secundário em si. Uma vez que o programa não traz nenhum sistema operacional, fica por conta do usuário possuir um CD ou imagem de disco (ISO) com número de serial. Para começar, insira o CD ou especifique a imagem de disco desejada e aperte o botão de "Começar" na interface do Parallels.
Voce estava com saudades da tela azul?
A instalação do novo sistema é feito normalmente, como se estivesse sendo realizada em um computador normal, físico. Dependendo do sistema escolhido, leva de 10 a 45 minutos para que a instalação seja completada.

 Seu Windows XP está rodando no Mac OS X!
Agora basta configurar mais algumas opções para que tudo funcione perfeitamente.  Nas ferramentas de instalação, configure o mouse para que funcione em ambos os sistemas como se fosse um só. Lembre-se de que é possível criar quantas máquinas virtuais forem necessárias, desde que você tenha espaço no disco rígido e memória RAM disponível para todas elas. 

Utilizando a máquina virtual


Se você instalou o Windows como sistema secundário, você pode, até mesmo, criar pastas compartilhadas para mover diretórios e dados sem maiores problemas. Fora das pastas compartilhadas, o disco rígido do Mac aparece invisível para o Windows, por exemplo. O que não é algo ruim, uma vez que, desta forma, vírus e spywares absorvidos pelo Windows não serão transferidos para o Mac OS X, mesmo que estes sejam inovensivos ao sistema da Apple.



Memória RAM
: quanto mais, melhor!

Para tirar mais proveito do Parallels, é necessário ter uma boa quantidade de memória RAM no computador. Com 1 GB você já pode usar o programa, se você deseja rapidez e flexibilidade, é melhor ir pensando em investir algum dinheiro no seu computador.
Tabela de memória e espaço exigido pelos SOs
Novidades da versão 6!
O Parallels Desktop 6 for Mac traz muitas melhorias. Para começar, jogos 3D obtiveram um aumento de desempenho de até 80% em relação à versão 5 do Parallels. Além disso, o software está melhor integrado com tecnologias como o DirectX 9, OpenGL e o servidor gráfico do Linux, o Xorg 1.8.
Jogo 3D do Windows executado no Parallels (Mac)
Como se não bastasse, os jogadores também saíram ganhando em mais uma área: imersão. Agora os usuários podem configurar som surround 5.1 em máquinas virtuais com Windows 7, Windows XP ou Windows Vista.
A usabilidade também foi priorizada nesta versão. O uso de dispositivos USB está mais fácil, graças às novas janelas de conexão. As janelas de preferências e de configurações das máquinas virtuais também foram simplificadas e agora estão mais adequadas ao estilo do Mac OS.
Você também pode optar por executar as aplicações do Windows como se fossem aplicações normais do Mac, ou seja, sem que desktop Windows seja mostrado na mesma janela. Para deixar tudo mais integrado, você também pode usar as mesmas teclas de atalho do Mac nessas aplicações.
E para finalizar, o Parallels 6 ganhou controle parental das aplicações Windows e integração com iPhone e iPad: agora o usuário pode executar aplicações remotamente, mesmo que não esteja na mesma rede que o Mac onde máquina virtual está configurada.
Postado por guillapple às 10:46 Nenhum comentário:
Marcadores: Parallels Desktop

Quem tiver duas ou mais contas na App Store vai enfrentar problemas para utilizar plenamente o iCloud

Quem acompanhou o post contendo as novidades que virão com o futuro IOS 5, com previsão de lançamento para setembro deste ano, deve ter simplesmente amado o iCloud, um serviço que a Apple implementará para sincronizar, pelas núvens, os dados de todos os nossos iDevices.
A sincronização é muito simples e pode ser feita diretamente pelo seu iDevice, conforme podemos ver na imagem acima. No menu de configurações existirá uma opção para você escolher o que deseja que seja compartilhado entre todos os seus iDevices que estejam registrados com aquele determinado e-mail.
Outra coisa interessante é que, além de informações como contatos e e-mails, você poderá sincronizar também seus aplicativos e jogos comprados na App Store, ou seja, se você comprar um aplicativo diretamente pelo seu iPhone, ele automaticamente irá aparecer também em seu iPad, sem a necessidade de fazer todo esse processo pelo iTunes.
Para nós brasileiros, ter duas contas na App Store é algo mais que normal, já que na loja brasileira não temos acesso aos games disponíveis na App Store, o que força a maioria das pessoas a criar uma outra conta, em um outro país, onde o acesso aos games seja liberado.
E é aí que está o problema…
Embora a gente possa trocar, a qualquer momento, nosso e-mail da App Store e do Game Center, não será possível ficar fazendo isso para o iCloud.
Ao registrar uma conta de e-mail na seção do iCloud de algum de seus iDevices, essa só poderá ser trocada depois de 90 dias, tornando o processo de sincronização pelas núvens, para quem tem mais de uma conta na App Store, quase impossível, já que os jogos serão comprados em uma conta (americana por exemplo) e os aplicativos em outra (brasileira no caso).
Meu conselho a partir de agora?
Passem a comprar tudo apenas por uma conta, tanto os programas quanto os jogos, pois só assim vocês poderão ter uma sincronização melhor entre seus iDevices (caso queiram utilizar plenamente o iCloud).
Lembrando que o iCloud não é um serviço obrigatório e não vai afetar em nada quem já tem duas ou mais contas na App Store. O iCloud é somente um complemento (por enquanto) aos serviços já prestados pela Apple, sendo assim, sem desespero, só lamentação.
Postado por guillapple às 10:45 Nenhum comentário:
Marcadores: iCloud

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dica: Atalhos de teclado para Mac OS X + Acentuação padrão Apple

 
Clipboard

Cmd-C = Copiar
Cmd-V = Colar
Cmd-X = Recortar
Cmd-A = Selecionar tudo


Finder Navegação

Cmd-N = Nova janela do Finder
Cmd-W = Close Window
Opt-Cmd-W = Fechar todas as janelas
Cmd-Down Open = Arquivo / Pasta
Cmd-Up = Navegar para o pai
Cmd-Right = pasta Expandir (na exibição de lista)
Cmd-esquerda = Fechar Pasta (em exibição de lista)
Opt-Cmd-direita = Expandir a pasta e suas subpastas (em exibição de lista)
Opt-Cmd-Up = Abra a janela e fechar pasta pai atual
Cmd-Shift-H = Ir para a pasta base
Cmd-Shift-A = Ir para a pasta Applications
Cmd-Shift-U = Ir para a pasta Utilitários
Cmd-Shift-K = Ir para o navegador de rede
Command Shift-G = Pasta Goto …
Cmd-1 = Ver como ícones
Cmd-2 = Ver como lista
Cmd-3 = Ver como colunas
Cmd-Espaço = Abrir Spotlight (Mac OS X 10.4)
Cmd-Delete = Mover arquivo / pasta para o lixo
Cmd-Click título da janela = Mostrar o caminho do arquivo


Menu Comandos

Shift-Command-Q = Log out
Shift-Opt-Cmd-Q = Sair imediatamente
Shift-Command-Delete = Empty Trash
Opt-Shift-Command-Delete Trash = Empty sem diálogo
Cmd-H = Esconder janela
Opt-Cmd-H = Ocultar outros
Cmd-N = File New window
Shift-N-Cmd = Nova Pasta
Cmd-O = Abrir
Cmd-S = Salvar
Shift-S-Cmd = Salvar como
Cmd-P = Imprimir
Cmd-W = Close Window
Opt-Cmd-W = Fechar todas as janelas
Cmd-I = Get Info
Opt-I-Cmd = Mostrar inspetor de atributos
Cmd-D = duplicar
Cmd-L = Make Alias
Cmd-R = Mostrar original
Cmd-T = Adicionar aos Favoritos
Cmd-Delete = Mover para o Lixo
Cmd-E = Ejetar
Cmd-F = Pesquisar
Cmd-Z = Desfazer
Cmd-B = Esconder a Barra
Cmd-J = Ver Opc Show
Cmd = [= Go Back
Cmd =] = Go Forward
Shift-C-Cmd = Ir para Computador
Shift-Command-H = Vá para a pasta Home
Shift-Command-I = Ir para iDisk
Shift-Command-A = Ir para a pasta Aplicativos
Shift-Command-G = Ir para o Go-To Folder
Cmd K = Conectar ao Servidor
Cmd-M = Minimizar Janela
Cmd? = Abrir Ajuda Mac
Cmd-Espaço = Abrir Spotlight (Mac OS X 10.4)


Captura de tela

Cmd-Shift-3 = Capture a tela para um arquivo
Cmd Ctrl Shift 3 = Capture a tela para o clipboard
Cmd-Shift-4 = Selecione uma área a ser capturada para um arquivo
Cmd Ctrl Shift 4 = Selecione uma área a ser capturada para a área
Cmd-Shift-4, em seguida, pressione Barra de espaço = janela de captura toda


Acesso Universal

Opt-Cmd-* (asterisco) = Ligue Zoom
Opt-Cmd + (plus) = Ampliar
Opt-Cmd-(negativo) = Menos zoom
Cmd-Opt-Ctrl-8 = Inverter cores da tela


Gerenciamento de janela

Cmd-W = Fechar a janela
Cmd-Opt-W = Fechar todas as janelas
Cmd-M = Minimizar janela
Cmd-Opt-M = Minimizar todas as janelas
Cmd-H = Ocultar aplicativo
Cmd-~ = Alterna entre as janelas de aplicação de corrente
Ctrl + F4 = Percorrer todas as janelas abertas
Cmd-Tab = Trazer o alternador de aplicativos.
Cmd-Tab = Ciclo Forwards
Cmd-~ = Ciclo Backwards
Cmd-Shift-Tab = Ciclo Backwards
Cmd-Q = Sair da aplicação


Expor

F9 = Mostrar todas as janelas abertas na tela de uma só vez
F10 = Mostrar todas as janelas para o aplicativo atual.
F11 = Mostra Desktop
F12 = Ativa o Dashboard
F12 (espera) = disco é ejetado


Diversos

Opt-Cmd-D = Mostrar / Ocultar Dock
Ctrl-Up = Mover uma página para cima
Ctrl-Baixo = Mover uma página para baixo
Opt-Drag = Copiar para nova localização
Opt-Cmd-Arrastar = Criar atalho em novo local
Cmd-Arrastar = Mover para nova localização sem copiar
Opt-Eject-Cmd = Sono
Cmd-clique no botão da barra de ferramentas da janela (canto superior direito) = Alternar entre as visualizações da barra de ferramentas
Ctrl-Cmd-D e do mouse sobre a palavra em aplicações Cocoa = mostra a descrição do dicionário para a palavra


ACENTUAÇÃO – Apple Keyboard EUA – Internacional

Veja a lista de teclas padrão do teclado US-International:

* Agudo (É): Option + E + a letra desejada

* C Cedilha (Ç): Option + C = Ç

* Til (Ã): Option + N + a letra desejada = Ã , Õ

* Circunflexo (Ê): Option + I + a letra desejada = Ê, Ô

* Trema (Ü): Option + U + a letra desejada Ü

* Crase (À): Option + ` + a letra desejada = À

As demais acentuações para um teclado comum USB, devem ser alteradas para as seguintes teclas:

* CMD = Tecla da bandeira (windows)
* Option = Alt

Postado por guillapple às 06:28 Nenhum comentário:
Marcadores: Atalhos de teclado

Dica: Audionote


Muitas pessoas nos dias de hoje gostam de gravar a aula e fazer anotações para estudar depois, ou precisam reedigir uma ata de reunião, pois o Audionote irá auxilia-lo nesse processo , com ele é possível fazer anotações durante a gravação e depois ao selecionar esta anotação o programa reproduz o trecho gravado na hora da anotação. A versão completa sai 4,99 dólares. A versão lite permite gravar varias anotações de 10 minutos, não ultrapassando 2 horas. Vale a pena conferir.
Postado por guillapple às 05:51 Nenhum comentário:
Marcadores: Audionote

Dica: Army of Darkness

Um dos jogos mais baixados da App Store está free por pouco tempo e para quem não conhece, ele é do tipo defense casual (mistura básica das línguas). Não curto esse estilo mas tem muita gente que se diverte e pelos números de qualificações, mais de três mil e seiscentas, comprovam as cinco estrelas ganhas.
Você deve defender o castelo podendo contar com a ajuda de seus amigos Lord Arthur, Duke Henry, Wiseman e outros.
São cinquenta fases e diversos tipos de armas. O game na verdade é focado em um filme produzido pela MGM chamado, adivinha, Army of Darkness.
Há duas versões disponíveis: para iPad e para iPhone/touch. Aproveitem!
Postado por guillapple às 05:37 Nenhum comentário:
Marcadores: Army of Darkness

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dica: WordFoto

Com o WodrFoto você vai conseguir, de maneira simples, substituir as imagens de suas fotos por textos, criando efeitos super bacanas para compartilhar com seus amigos.
O WordFoto é bem simples de ser utilizado, basta abrir o programa e escolher entre utilizar uma foto de seu álbum ou alguma tirada na hora. Assim que o programa carregar sua imagem ele automaticamente vai fazer a transformação das imagens em textos.
Conforme visto na imagem acima, você pode escolher por utilizar vários dos filtros já disponíveis no programa ou, se preferir, configurar você mesmo os parâmetros para modificar a imagem.
O texto que irá compor sua imagem também é escolhido por você. Embora o programa tenha um pack com vários conjuntos de palavras já escolhidas, você mesmo pode criar seu conjunto de palavras, como visto na imagem abaixo.
Além disso você ainda pode recortar a imagem e realizar algumas modificações mais avançadas, conforme falado no início da matéria.
Depois de 1 minuto brincando com o WodrFoto, o resultado final ficou assim:
 
O WordFoto está disponível na App Store custando US$ 1,99 e é compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad com iOS 4.0 ou superior.
Postado por guillapple às 07:15 Nenhum comentário:
Marcadores: WordFoto

quinta-feira, 9 de junho de 2011

7 dicas para utilizar melhor o teclado do iPad

Para alguns usuários adaptar-se ao teclado virtual do iPad pode ser uma dor de cabeça, eu mesmo que já utilizava o iPhone chego a ter certa dificuldade as vezes. Pensando nestes usuários preparei uma lista de 7 dicas que vão lhe ajudar a digitar mais fácil.

1. Control Z, CMD Z ou melhor, desfazer

Algumas vezes queremos voltar atras em ações que tomamos, como por exemplo, apagar um texto, ou substituir uma palavra. Desfazer alguma ação é possível no iPad, mas esta tão escondido que quase ninguém encontra. Para desfazer uma ação você deve chacoalhar o iPad para cima e para baixo, saltará na tela uma mensagem Desfazer ou Cancelar.
Outra forma é pressionando .?123 e indo na opção Desfazer.

2. Caps Lock ou texto em caixa alta

Existem estes momentos em que um texto deve ser bem destacado, nada melhor que letras GRANDES, então aí vai a dica.
Para utilizar você deve ativar uma configuração no painel de Ajustes, vá para Home, Ajustes, Geral, Teclado e marque a opção Ativar Fixar Maiúscula.
Pronto agora basta apertar duas vezes na tecla Shift (fixa), o botão ficará azul.

3. Números e Caracteres especiais

Há uma forma simplificada de utilizar números e pontuação, utilizando esta forma você otimiza tempo. Funciona da seguinte forma, aperte o botão .?123 e sem solta-ló deslize seu dedo até a tecla que deseja, o teclado voltará para o modo letras novamente sozinho.

4. Acentos, ç e outros caracteres

Está difícil de escrever português corretamente? Bom certamente porque ainda não estas utilizando corretamente o teclado, para encontrar um acento você deve manter pressionada a tecla e logo selecionar a opção desejada. Exemplo, para escrever “à” você deve manter pressionada a tecla “a” e um menu com opções se abrirá.

5. Correção e substituição de palavras

Para utilizar o dicionário e corretor de palavras você deve tocar duas vezes sobre a palavra a corregir, logo toque em Mais… E então em substituir.
O mesmo serve para encontrar a definição de uma palavra, ao invés de substituir escolha a opção definição.

6. Finalizando uma frase com ponto final

Esta função do teclado do iPad é muito interessante, para finalizar uma frase com ponto final e adicionar um espaço para seguir escrevendo você pode simplesmente apertar duas vezes na barra de espaço. Será acrescentado o ponto final e também um espaço.

7. Escrevendo em inglês ou outro idioma

Há determinados momentos em que a língua portuguesa fica curta para nossa navegação, desejamos procurar algo em inglês no Google, ou escrever o nome de uma canção. Com o autocorretor do teclado português ativado isso se torna uma dor de cabeça. Você pode adicionar idiomas ao teclado indo nas configurações, vá para Home, Ajustes, Geral, Teclado, Teclados Internacionais e Adicionar Novo Teclado.
Agora escolha os que você mais usa, meus teclados são português e inglês.
Postado por guillapple às 22:53 Nenhum comentário:
Marcadores: Teclado do iPad

Conheça as novidades do iOS 5 no iPads

Na sua quinta versão, o sistema operacional de nossos dispositivos está cada vez mais maduro e com funções mais interessantes, desta vez, as mudanças foram bem relevantes. A equipe da Apple trabalhou exaustivamente para trazer não somente uma atualização, mas um sistema quase todo renovado!
Vamos às novidades?
São ao todo 200 novidades, confira as 10 principais, que foram exibidas no WWDC 2011!
1. Notificações
A primeira novidade apresentada é o novo sistema de notificações, desta vez muito similar ao Android, você deslizará o dedo de cima para baixo e as notificações serão apresentadas.
Esse novo sistema se chama Notification Center, é o novo lugar onde se encontrarão as notificações de todos os Apps e do sistema em geral. Existirão até uns mini Widgets, sobre o clima, bolsa de valores, etc!
Embora a imagem exibida seja de um iPhone este novo sistema deverá funcionar também nos iPads.
2. Newsstand
É um recurso novo, que funciona como uma “Banca Virtual”, uma novidade que vai juntar todas as suas assinaturas em um só lugar. Muitas editoras já fazem parte deste sistema e novas estão por entrar, a partir de agora, todas as suas assinaturas serão atualizadas automaticamente em plano de fundo.

3. Twitter integrado no iOS
Todo mundo gosta de Twitter e a gente sabe, nossa conta do iPadDicas tem quase 2 mil seguidores e sabemos que vocês adoram dar uma twitada!
Por isso agora o iOS terá o Twitter integrado à ele, existe uma nova área central para que você possa se logar à sua conta. Depois disso o Twitter ficará integrado à vários Apps.

Como por exemplo:
  • Câmera
  • Fotos
  • Vídeos
  • Mapas
  • YouTube
  • Entre outros
Além de tudo isso, se no aplicativo Contatos você tiver alguém sem foto, ele poderá trazer a foto de seu contato no Twitter.
4. Safari com Abas
Bom a gente já testou tantos navegadores aqui no blog, gostamos deles, mas no final das contas tanto vocês como nós chegamos à mesma conclusão: Nenhum é melhor que o Safari, para ele ser perfeito só faltam as abas!

Ok, Steve Jobs escutou nossas preces!
Além dessa grande novidade, estão trazendo o Reader (um sistema que já existia na versão desktop que ajuda na leitura, eliminando toda a parte gráfica do conteúdo e padronizando os blogs e portais, para uma leitura mais fácil).
Também será possível encaminhar o conteúdo dos artigos via email, antes só podíamos enviar o link da notícia.
Terá também um sistema integrado muito parecido ao Instapaper, mas proprietário da Apple, para guardar links que você gostaria de ler mais tarde.
5. Lembretes
A próxima novidade são os Lembretes (Reminder), um novo recurso muito útil, pois todos estamos sempre com vários afazeres pendentes e precisamos nos organizar para completar todas estas tarefas no corre-corre do dia-a-dia.

Lista de compras, buscar as crianças, ir ao shopping trocar um presente…
Tudo isso agora poderá ser feito com um aplicativo nativo!

Embora a imagem seja de um iPhone esta função também deverá estar disponível para iPads.
6. Mail
Agora as mensagens poderão ser marcadas com uma ‘bandeira’, para sinalizar as mensagens importantes.
Será também possível enviar mensagens com ‘formatação rica’, poder configurar margens, etc.

O teclado também mudará para melhor digitação de textos.
7. PC Free
Finalmente o iOS poderá funcionar OTA (over-the-air) ou seja, sem cabos, sem iTunes…
Isso vem devido à que várias pessoas que estão comprando os iPads não possuem um computador.
Não será mais necessário ligar o iPad no iTunes para sincronizá-lo.

Quando o iPad for iniciado será mostrada uma tela de boas-vindas!
Com um assistente já incluso nele mesmo, tudo para facilitar nossas vidas 
As atualizações do sistema poderão ser feitas via internet, sem a necessidade de plugá-lo no iTunes 
(vale a redundância).
Além disso só será baixado o conteúdo que mudou, sendo assim, o peso dos downloads cairá em muito em relação às atualizações atuais, e isso se aplica a todos os Apps também.
8. Game Center
O iOS é a plataforma de jogos mais popular do mundo com mais de 100 mil títulos disponíveis.
O Game Center é um aplicativo criado para a interação entre os usuários, são hoje mais de 50 milhões de pessoas que utilizam este aplicativo.

Agora ele se tornará mais social, com a inclusão de fotos, conhecer amigos de amigos, pessoas que gostam dos mesmos jogos que você e também haverá um sistema de recomendação de jogos, para que você conheça novos games como os que costuma jogar!
Embora essa foto seja de um iPhone, as funções citadas também estarão disponíveis para iPads.
9. iMessage
O iMessage é um novo sistema de mensagens que integrará todos os usuários de iOS 5, é mais ou menos como o BB Pin do Blackberry.
Mas, tem uma mãozinha da Apple nele, você poderá enviar mensagens de texto, fotos, vídeos, contatos e inclusive fazer conferências.

Ele também possui um sistema de aviso de entrega, que manda um alerta quando a pessoa recebeu a mensagem (opcional).
10. Espelhamento via AirPlay
Mais um novo recurso é que agora o AirPlay poderá ser utilizado para o espelhamento da tela de seu iPad na sua TV, tudo sem cabos! 
(pelo que parece só será disponível para iPad 2)
11. Gestos Multi-toques
Este recurso foi divulgado já faz algum tempo, esteve liberado em uma versão de desenvolvedores e nós testamos, é muito útil! Você pode:

  • Trocar de aplicativo deslizando 4 dedos de um lado para o outro da tela
  • Abrir o Multitarefas deslizando 4 dedos de baixo para cima da tela
  • Fechar o aplicativo fechando e deslizando seus dedos na tela (imagine os dedos abertos, dai fechando…)
  • Você praticamente deixa de usar o botão Home
Postado por guillapple às 21:02 Nenhum comentário:
Marcadores: iOS 5 no iPads
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Pesquisar este blog

Últimas Postagens

  • ►  2012 (98)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (8)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (18)
    • ►  março (24)
    • ►  fevereiro (17)
    • ►  janeiro (17)
  • ▼  2011 (333)
    • ►  dezembro (19)
    • ►  novembro (13)
    • ►  outubro (18)
    • ►  setembro (15)
    • ►  agosto (37)
    • ►  julho (18)
    • ▼  junho (26)
      • Dica: Usando o compartilhamento de tela do Mac
      • Actualização 5 do Java para Mac OS X 10.6
      • Dica: Skype para Ipad
      • Dica: Pad Racer
      • Apple publica detalhes da transição do MobileMe pa...
      • Dica: Alice: Madness Returns
      • Dica: Air Video
      • Dica: Qik
      • Dica: Parallels Desktop
      • Quem tiver duas ou mais contas na App Store vai en...
      • Dica: Atalhos de teclado para Mac OS X + Acentuaçã...
      • Dica: Audionote
      • Dica: Army of Darkness
      • Dica: WordFoto
      • 7 dicas para utilizar melhor o teclado do iPad
      • Conheça as novidades do iOS 5 no iPads
      • iOS 5 permitirá criação de vibrações personalizadas
      • iWork para iOS
      • iMessage: uma das novidades do iOS 5
      • Saiba o que já dá para fazer com o iCloud no iOS 4.3
      • iOS 5 no iPad
      • Como gravar um disco de boot do Mac OS X Lion
      • Apple já começa a enviar e-mails para usuários do ...
      • Apple lança iTunes 10.3, com suporte beta à integr...
      • iOS 5 o que há de novo.
      • o que é o iCloud?
    • ►  maio (24)
    • ►  abril (35)
    • ►  março (48)
    • ►  fevereiro (31)
    • ►  janeiro (49)
  • ►  2010 (22)
    • ►  dezembro (22)
Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.