quarta-feira, 8 de junho de 2011

Saiba o que já dá para fazer com o iCloud no iOS 4.3

O iCloud por ser um recurso novo, ainda gera muitas dúvidas nos usuários. Como usar, o que faz, precisa baixar algo, etc.
O sistema foi criado basicamente para quem tem mais de um iDevice ou para quem usa muito o iTunes como central de mídia e não tem o costume de sincronizar a todo momento seu iGadget. Na verdade, ele faz muito mais que isso, pois integra recursos do MobileMe, como e-mails, calendários, contatos, etc.
Porém, o número de pessoas que estão usando o iOS 5 se resume até agora a poucos desenvolvedores e aventureiros interessados em desbravar o novo sistema. Mas para a maioria dos usuários, essa realidade só vai chegar em setembro ou outubro. De qualquer forma, quem tem iOS 4.3 já pode usufruir do iCloud, mas com algumas restrições. E o melhor de tudo, é que para usar o recurso, você não precisar fazer nada. Ou quase nada. Então vamos lá:
A primeira coisa a fazer é ir no seu iPad, iPod ou iPhone em Ajustes > Loja. A partir de agora, sem precisar baixar nada e nem atualizar o sistema, vai aparecer a opção de sincronia de duas funções: Aplicativos e Livros. Quem tem a conta é americana, aparece também músicas. Isso por enquanto só serve para itens comprados.



Quando você entrar na App Store, iTunes Store ou iBooks Store, verá na barra de menu o item Purchased. Nele, você encontrará todos os itens que já comprou (ou baixou de graça) e que estão disponíveis em nuvem. É só clicar no botão da nuvenzinha que automaticamente o app começa a baixar no seu iGadget. Fiz o teste com alguns aplicativos e jogos e tudo baixou muito rápido. Tenho internet de 5Mb em casa, mas acredito que isso também se deve à estabilidade dos servidores da Apple que estão “vazios” ainda.
Um dado interessante de comentar é que se você tem mais de uma conta na App Store (comum pra nós brasileiros), precisará sempre alterná-las em Ajustes > Loja e ativar o compatilhamento para que apareça a opção de nuvem. Minha sugestão é que você comece a escolher uma conta a partir de agora e a use como padrão para baixar quase tudo. Assim, minimiza o trabalho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário