segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dica: Parallels Desktop

Para muitos usuários do Mac OS X, ainda é necessário o uso do Windows, seja porque sua escola ou empresa utiliza programas específicos para a plataforma ou então para acessar websites que solicitam o uso de algum programa disponível apenas para Windows.
Durante muito tempo, os usuários Mac não tiveram muitas opções além de máquinas virtuais lentas e complicadas, como o Virtual PC.

 Uma máquina virtual é uma espécie de emulador de computador., uma máquina física representada como um software.
As máquinas virtuais permitem que o usuário instale até mesmo um sistema operacional completo nelas. Assim, você pode usar o Windows em uma janela do Mac OS X, como se ele fosse só mais um programa qualquer.
Windows XP no Mac OSX.
Embora os usuários já contem com o Boot Camp, programa que acompanha o sistema da Apple desde a versão 10.5 e que facilita a instalação do Windows em máquinas Mac, há algumas vantagens em optar pelo Parallels. A principal delas é que você poderá mudar de sistema operacional a qualquer momento, sem ter que reiniciar o seu computador.
Mac Mini Intel.
A lista de sistemas operacionais suportados pelo Parallels é vasta, e engloba o MS-DOS, várias distribuições Linux, Solaris, FreeBSD e diversas versões do sistema da Microsoft, indo do Windows 3.11 ao Windows 7.

Instalação
A instalação do Parallels procede da mesma maneira que outro programa qualquer. Basta extrair o arquivo DMG e seguir os passos de instalação apresentados na tela. Feita a instalação, o ícone do programa estará na pasta de Aplicativos.
A instalação inclui alguns aplicativos como o Kernel Extension (uma ferramenta que realiza pequenas modificações no Mac OS X) e um desinstalador que remove o programa e todas as suas partes.
Configurando sua máquina
Como já mencionado, o Parallels é capaz de rodar diversos sistemas operacionais dentro do seu Mac OS X. Após executar o aplicativo, o usuário deve criar sua máquina virtual, especificando qual o sistema operacional desejado. O programa apresenta um guia de configuração bastante intuitivo, portanto, o usuário não deve encontrar maiores problemas para realizar a configuração.
Insira o serial.
Conforme o sistema escolhido, o Parallels aponta valores do disco rígido, quantidade de RAM disponível e muito mais. Vale lembrar que todos os valores e configurações são personalizáveis e o Parallels apenas dá valores padrões básicos ao suporte para o sistema secundário.
Escolhidos os valores, a próxima etapa envolve a instalação do sistema secundário em si. Uma vez que o programa não traz nenhum sistema operacional, fica por conta do usuário possuir um CD ou imagem de disco (ISO) com número de serial. Para começar, insira o CD ou especifique a imagem de disco desejada e aperte o botão de "Começar" na interface do Parallels.
Voce estava com saudades da tela azul?
A instalação do novo sistema é feito normalmente, como se estivesse sendo realizada em um computador normal, físico. Dependendo do sistema escolhido, leva de 10 a 45 minutos para que a instalação seja completada.

 Seu Windows XP está rodando no Mac OS X!
Agora basta configurar mais algumas opções para que tudo funcione perfeitamente.  Nas ferramentas de instalação, configure o mouse para que funcione em ambos os sistemas como se fosse um só. Lembre-se de que é possível criar quantas máquinas virtuais forem necessárias, desde que você tenha espaço no disco rígido e memória RAM disponível para todas elas. 

Utilizando a máquina virtual


Se você instalou o Windows como sistema secundário, você pode, até mesmo, criar pastas compartilhadas para mover diretórios e dados sem maiores problemas. Fora das pastas compartilhadas, o disco rígido do Mac aparece invisível para o Windows, por exemplo. O que não é algo ruim, uma vez que, desta forma, vírus e spywares absorvidos pelo Windows não serão transferidos para o Mac OS X, mesmo que estes sejam inovensivos ao sistema da Apple.



Memória RAM
: quanto mais, melhor!

Para tirar mais proveito do Parallels, é necessário ter uma boa quantidade de memória RAM no computador. Com 1 GB você já pode usar o programa, se você deseja rapidez e flexibilidade, é melhor ir pensando em investir algum dinheiro no seu computador.
Tabela de memória e espaço exigido pelos SOs
Novidades da versão 6!
O Parallels Desktop 6 for Mac traz muitas melhorias. Para começar, jogos 3D obtiveram um aumento de desempenho de até 80% em relação à versão 5 do Parallels. Além disso, o software está melhor integrado com tecnologias como o DirectX 9, OpenGL e o servidor gráfico do Linux, o Xorg 1.8.
Jogo 3D do Windows executado no Parallels (Mac)
Como se não bastasse, os jogadores também saíram ganhando em mais uma área: imersão. Agora os usuários podem configurar som surround 5.1 em máquinas virtuais com Windows 7, Windows XP ou Windows Vista.
A usabilidade também foi priorizada nesta versão. O uso de dispositivos USB está mais fácil, graças às novas janelas de conexão. As janelas de preferências e de configurações das máquinas virtuais também foram simplificadas e agora estão mais adequadas ao estilo do Mac OS.
Você também pode optar por executar as aplicações do Windows como se fossem aplicações normais do Mac, ou seja, sem que desktop Windows seja mostrado na mesma janela. Para deixar tudo mais integrado, você também pode usar as mesmas teclas de atalho do Mac nessas aplicações.
E para finalizar, o Parallels 6 ganhou controle parental das aplicações Windows e integração com iPhone e iPad: agora o usuário pode executar aplicações remotamente, mesmo que não esteja na mesma rede que o Mac onde máquina virtual está configurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário