Quem acompanhou o post contendo as novidades que virão com o futuro IOS 5, com previsão de lançamento para setembro deste ano, deve ter simplesmente amado o iCloud, um serviço que a Apple implementará para sincronizar, pelas núvens, os dados de todos os nossos iDevices.
A sincronização é muito simples e pode ser feita diretamente pelo seu iDevice, conforme podemos ver na imagem acima. No menu de configurações existirá uma opção para você escolher o que deseja que seja compartilhado entre todos os seus iDevices que estejam registrados com aquele determinado e-mail.
Outra coisa interessante é que, além de informações como contatos e e-mails, você poderá sincronizar também seus aplicativos e jogos comprados na App Store, ou seja, se você comprar um aplicativo diretamente pelo seu iPhone, ele automaticamente irá aparecer também em seu iPad, sem a necessidade de fazer todo esse processo pelo iTunes.
Para nós brasileiros, ter duas contas na App Store é algo mais que normal, já que na loja brasileira não temos acesso aos games disponíveis na App Store, o que força a maioria das pessoas a criar uma outra conta, em um outro país, onde o acesso aos games seja liberado.
E é aí que está o problema…
Embora a gente possa trocar, a qualquer momento, nosso e-mail da App Store e do Game Center, não será possível ficar fazendo isso para o iCloud.
Ao registrar uma conta de e-mail na seção do iCloud de algum de seus iDevices, essa só poderá ser trocada depois de 90 dias, tornando o processo de sincronização pelas núvens, para quem tem mais de uma conta na App Store, quase impossível, já que os jogos serão comprados em uma conta (americana por exemplo) e os aplicativos em outra (brasileira no caso).
Meu conselho a partir de agora?
Passem a comprar tudo apenas por uma conta, tanto os programas quanto os jogos, pois só assim vocês poderão ter uma sincronização melhor entre seus iDevices (caso queiram utilizar plenamente o iCloud).
Lembrando que o iCloud não é um serviço obrigatório e não vai afetar em nada quem já tem duas ou mais contas na App Store. O iCloud é somente um complemento (por enquanto) aos serviços já prestados pela Apple, sendo assim, sem desespero, só lamentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário