sexta-feira, 30 de março de 2012

Dica: SugarSync


SugarSync é um app é muito semelhante ao Dropbox e ao Box, mas tem algumas vantagens que vale a pena destacar.
A primeira delas é a facilidade de acesso entre PC, Mac, iDevices com iOS e também com sistema Android. Ao sincronizar um arquivo em qualquer um desses aparelhos, automaticamente ele fica acessível nos outros. Ao baixar o programa para Mac ou PC, você fará um cadastro que lhe dará 5 gigas de armazenamento em nuvem. Logo depois, ele pergunta quais pastas do seu computador você quer sincronizar, e ao colocar qualquer arquivo dentro delas, ele já fica à sua disposição em nuvem, algo que também existe no Dropbox, mas apenas para Mac e ainda é necessário usar o plugin MacDropAny. Além disso, você pode acessar tudo via web, diretamente no site do SugarSync.
Mas o melhor de tudo, é que o programa separa seus computadores e iDevices por nome e você pode acessar todo o conteúdo de qualquer um dos seus dispositivos, facilitando a busca por algo mais específico. É possível ainda transferir uma pasta de um computador para outro, sem a necessidade de ambos estarem online, possibilitando uma troca rápida e fácil de conteúdo e acesso imediato a essas pastas assim que você ficar online. E para completar, existe a opção “Magic Briefcase”, onde todo o conteúdo colocado nela é sincronizado automaticamente em todos os seus aparelhos.
Entre todas as opções, o SugarSync é sem duvida uma das mais completas. O programa para Mac e PC pode ser encontrado gratuitamente neste link.
SugarSync pesa 10,7 Mb, necessita de iOS 3.0 ou superior, não custa nada e pode ser encontrado aqui. Existe também uma versão para Android no GooglePlay.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dica: iTunes

ARRUME A BADERNA DO SEU ITUNES.
Se você está com muitas músicas duplicadas, o iTunes possui um recurso (dentro do menu Arquivo) para localizar itens repetidos. Todavia, a função usa um método não muito confiável na busca, algumas vezes acusando diferentes versões (uma ao vivo e outra não, por exemplo) como duplicatas. Para tentar dar um jeito nisso, segure a tecla [Option] enquanto clica no menu. O item “Mostrar duplicados” será mudado para “Mostrar duplicados exatos”. Assim, só as músicas com informações idênticas serão mostradas, facilitando o pente fino.
Pronto. Simples assim.

Dica: Lion Designer


Com o Lion Designer, é possível alterar o os backgrounds de diversas áreas do sistema, como o Dashboard, o Mission Control e o Launchpad.
O Lion Designer permite a customização dos backgrounds de diversas partes do Lion. Crédito: TUAW.
A instalação do app permite que você altere os fundos de outras áreas do sistema ainda, como o das pastas do Launchpad ou a Tela de Login. O melhor de tudo é que, se você não gostar de alguma coisa, pode trocar facilmente, ou ainda clicar no botão reset e voltar tudo às configurações originais.
Para um melhor resultado, o desenvolvedor Moritz Wette aconselha que a utilização de imagens PNG de resolução o mais próxima possível da tela de seu computador, para evitar o efeito de tile.
O aplicativo é shareware, o que quer dizer que você pode usar livremente suas funções e, se gostar, pode fazer uma doação ao desenvolvedor – que provavelmente agradeceria muito por isso.
O Lion Designer está disponível para download na página MW.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Dica: iMessage

Aprenda como associar um endereço email ao seu iMessage no iPhone ou iPad.

Na verdade, quem já tem um iPad ou iPod touch já foi “forçado” a aprender a ativar o iMessage com um endereço email, pois é a única maneira de usar o serviço nestes aparelhos. Já no iPhone, é diferente, pois a ativação principal utiliza o número de telefone. Isso é bom para que amigos ou parentes que já possuam seu número e sabem que você tem iPhone, lhe enviarem mensagens sem pagar nada. Mas no iPhone também é possível associar um ou mais endereços de email no iMessage, aumentando assim as possibilidades de contato. Além disso, a vantagem é que você pode trocar de número (ou chip), que continuará com o iMessage funcionando para os contatos que conhecem seu email.
Veja como adicionar um endereço no iPhone, iPod ou iPad:
Passo 1: Abra os Ajustes e escolha o menu Mensagens.
Passo 2: Toque no campo “Receber em” para adicionar um ou mais endereços de email para receber o iMessage.
Passo 3: Adicione um email, ou então toque em “Usar ID Apple para iMessage“. Ambos vão para o mesmo lugar.
Passo 4: Você deve então informar um ID Apple, que nada mais é do que sua conta na App Store ou então aquela que você usou no iCloud. Sugestão: use a mesma do iCloud.
Passo 5: Depois que aceitou o seu ID Apple, ele pergunta qual endereço email você quer receber as mensagens. Mas não faça confusão: as mensagens não irão para o seu email, mas seus contatos poderão enviar mensagens gratuitas para você no iMessage, usando seu endereço como remetente. Todas as mensagens serão recebidas no aplicativo Mensagens.
Passo 6: Você receberá um email da Apple no endereço que forneceu, para que você o valide. Afinal, a Apple exige que você seja o dono verdadeiro dele. Clique em “Confirmar agora“, acesse a página da Apple (com o ID Apple que você informou) e seu email será validado.
Pronto, agora seu iMessage está configurado. Você pode adicionar mais endereços emails se você quiser dividir seus contatos, como família, colegas de trabalho, etc. Para cada um, você dá um endereço de referência diferente e receberá tudo no mesmo aplicativo.
Você pode escolher a titularidade que quer que a outra pessoa receba sua mensagem. A Apple dá a isso o lindo nome de “ID de chamador” (???). Você escolhe se o seu interlocutor receberá a mensagem mostrando seu número de telefone ou seu email.
O iMessage é muito prático para a comunicação entre pessoas que possuem iPhone, iPad e iPod touch, funcionando gratuitamente até entre países diferentes.

Dica: Prêmio Colunistas

Boa novidade pra galera de publicidade: a brasiliense 2 Mobile Marketing Digital lançou recentemente, para iPad, o que provavelmente deve ser o primeiro anuário brasileiro publicado na App Store.
Prêmio Colunistas - iPad
Criado em 1968, o Prêmio Colunistas destaca os melhores trabalhos brasileiros de publicidade, em todas as mídias: Jornal, Revista, Rádio, Mídia Exterior, Cinema, Televisão e Internet.
O Prêmio Colunistas de Propaganda é julgado no segundo semestre, tendo as suas inscrições abertas a partir de junho. O concurso conta atualmente com oito regionais: Norte-Nordeste, Brasília, Centro-Leste, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trabalhos premiados com Medalhas de Ouro nestas regionais concorrem ao Prêmio Colunistas Brasil.
O aplicativo pesa 547MB (afinal, tem vídeos, spots, peças impressas, etc.) e é um prato cheio para quem curte propaganda. Ele requer o iOS 4.3 ou superior e não custa nada na App Store.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dica: Compartilhamento pelo Cloud direto da barra de menus


app cloud Mac Mac OS X nuvem
O aplicativo Cloud (www.getcloudapp.com), que pode ser baixado gratuitamente pela Mac App Store, é ideal para quem compartilha muitos dados pela internet. Quando instalado, pede a criação de uma conta gratuita.
A ferramenta usa o atalho de teclado [Control] + [Option] + [R] para diversas funções, como encurtar URLs abertas em seu navegador; enviar arquivos selecionados no Finder; fazer o upload de músicas do iTunes; enviar fotos do iPhoto e imagens do Photoshop. O link para compartilhar é copiado automaticamente para a área de transferência, ou pode ser acessado de um painel na Web atrelado à sua conta.
É possível, inclusive, arrastar arquivos até a barra de menus, que serão enviados para o servidor do Cloud e oferecidos em forma de link encurtado para compartilhamento. Um programinha útil para quem está sempre conectado e que surpreende por sua simplicidade e também por ser de graça.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Atualização: iOS 5.1


ios 5 1 580x320 Novidades do novo iOS 5.1
Se no seu iGadget apareceu uma menssagem dizendo que existe uma atualização de sistema para a versão 5.1, chegou a hora de saber se vale ou não a pena atualizar. 
Estávamos esperando muitos recursos para a nova iOS 5, ela chegou a pouco tempo, mas não era bem o que a maioria dos fãs da maçã esperavam, mas mesmo assim ela surgiu como uma atualização com algumas novidades.
A lista de novos recursos não é extenso e consiste basicamente de correções de bugs e ajustes de interface. Vejamos.

Bloqueio de acesso a tela da câmera (somente para iPhone)

 897a3634a6ure 911.png1 Novidades do novo iOS 5.1 No iOS 5, tínhamos de clicar 2 vezes no botão home para que a câmera pudesse aparecer na tela bloqueada, a maioria das pessoas nem sabiam desta função, e alguns até achavam que este recurso havia sido boicotado da nova iOS, mas desta vez, com o iOS 5.1, o ícone da câmera está sempre na tela de bloqueio e em vez de tocar, tudo que você tem a fazer é deslizar para cima segurando o ícone da câmera para ativar a mesma na tela de bloqueio.
ios51 slide Novidades do novo iOS 5.1
Isso evita toques acidentais com a tela em bloqueio. Além do mais se seus aparelho tiver com senha também não é possível ver as fotos do rolo de fotos a menos que coloque a senha ou desbloqueie o aparelho e vá até as suas fotos tiradas.

Siri

decdb83d34n siri1.jpg1 Novidades do novo iOS 5.1 O assistente de voz inteligente da Apple, Siri, chamado assim com o mesmo nome da empresa ao qual a Apple comprou para usar este recurso nos seus iDevices, ainda está em versão beta. Infelizmente não foi desta vez que apareceu na maiorias das línguas suportadas pelos iDevices, mas ao que vemos a maçã de cupertino ainda está em grandes estudos talvez para torna-lo mais acessível e com o menor número de dados trafegados para os users, até mesmo para não ter de sobrecarregar os seus sistemas cloud quando o mesmo estiver sendo usado pela maioria das pessoas no mundo todo. Assim é bem claro o porque da demora neste sentido, pois comandos de voz requer uma tonelada de dados e isso é algo que a Apple deseja melhorar para torna-lo um serviço cada vez melhor em sua versão final. Assim não foi desta vez que veremos o Português em nossos preciosos aparelhos. Mas já temos um avanço, assim veja o próximo update desta iOS 5.1 em relação ao Siri.

Suporte a língua japonesa (apenas para iPhone)

Com o iOS 5.1, a Apple adicionou uma única linguagem ao Siri. Japonês.
Isso mostra que a Maçã mordida mais uma vez quer lançar uma versão final do seu Siri, mas com uma versão bem melhor do que temos agora.
fe53ab160f13x6201.jpg1 Novidades do novo iOS 5.15b520dcb3213x6201.jpg1 Novidades do novo iOS 5.1
Como sabemos a pronúncia em japonês e seu dialeto requer um certo estudo peculiar e isso realmente necessário a fim de que o mesmo reconheça bem o que se fala, principalmente na Ásia e países similares. Assim vamos aguardar novos updates para outras línguas, quem sabe a próxima pode ter nossa língua nativa nos Clouds da Apple.  icon wink Novidades do novo iOS 5.1

Dictation ou Ditado (apenas para iPad de 3 ª geração)

O novo iPad (3 ª geração) não teve todos os recursos que o Siri oferece ao seu parente iPhone 4S. Não sabemos o motivo, uma vez que o novo iPad dá show em hardware em comparação ao iP4S, mas é bem esperado que em novas versões de iOS todos os recursos sejam agregados ao aparelho. No entanto, o novo iPad ganhou um recurso muito útil, principalmente para quem não gosta de digitar textos muitos longos. O recurso está disponível em qualquer entrada de teclado, incluindo aplicativos embutidos e aplicativos da App Store.
Para ativar o ditado, basta tocar no ícone do microfone no teclado.
1bb3cb8559tation1.jpg1 Novidades do novo iOS 5.1

Home screen

11c713fbacure 421.png1 Novidades do novo iOS 5.1  A tela inicial do iPhone recebeu uma das atualizações ou desatualizações estranha, perdeu um  recurso muito conveniente, mas que agora a partir da iOS 5.1 será coisa do passado. Nada de pressionar o home e ir a tela de Home Screen.

4G (apenas para Assinantes AT&T EUA)

A apple aparentemente cedeu à pressão da AT&T e mudou o indicador no canto superior esquerdo de 3G para 4G. Isso é algo um pouco estranho, uma vez que deveria ao menos alternar de 3G ou 4G dependendo do onde estiver. Pois como é de conhecimento da maioria, mesmo que nos EUA, nem em todos os lugares está presente a rede de altíssima velocidade 4G, mas mesmo assim quando conectado em redes 3G acima, usuários dos EUA vão ter apenas indicando 4G onde poderão estar funcionando 3G. Espertinhos não?  =/
Até certo ponto isso é vergonhoso. Pura jogada de marketing e uma certa ilusão.
  Novidades do novo iOS 5.1
Nota: Outras operadoras com semelhantes ou até melhores redes HSPA até mais  do que AT&T ainda mostram como 3G.

Atalhos de configurações

O novo iOS 5 introduziu esquemas de URL para Configurações. Por meio disso os usuários podem rapidamente explorar os controles de brilho, Wi-Fi, Bluetooth, etc. Convenhamos que isso foi inesperado principalmente por para nós por parte da Apple, foi estranho, mas conveniente. Devemos dizer que isso foi também um risco de segurança para o público em geral, assim na iOS 5,1 já não é mais permitido tais atalhos.
 7aa2a8e92173x5601.jpg1 Novidades do novo iOS 5.1 791270a27113x6201.jpg1 Novidades do novo iOS 5.1

Fotos

ad8c87340cphotos1.jpg1 Novidades do novo iOS 5.1 Na iOS 5 havia como explorar as suas fotos quando com senha por meio do aplicativo de fotos, isso agora já foi corrigido.  Também tem outra novidade, agora podemos apagar fotos armazenadas no

Apagar fotos do compartilhamento.

Originalmente, Photo Stream ou compartilhamento de fotos, ganhou um novo recurso interessante, pois antes o que poderia vir a atrapalhar alguns users que não desejassem compartilhar “todas” as suas fotos com outras pessoas, mesmo que de sua família, agora conta com um recurso interessante, pois pode-se selecionar as fotos que não deseja compartilhar e apagar as mesmas. Basta selecionar a foto, toque no botão de ação, toque em excluir e confirmar.
 03954b366e13x6201.jpg1 Novidades do novo iOS 5.1

Câmera

897a3634a6ure 911.png1 Novidades do novo iOS 5.1 Além do acesso rápido a Câmera na tela de bloqueio, o iOS 5,1 adicionou uma pequena atualização para a câmera do iPhone e algo mais substancial para o iPad.

Detecção de rosto (somente para iPhone)

Embora a detecção de rosto em si permanece o mesmo, agora o mesmo pode detectar até 10 rostos na mesma imagem a ser tirada a foto e focar em todos eles. O app Câmera agora destacar todos aqueles rostos, e não apenas o mais proeminente.
ef7eb0f475faces.jpg Novidades do novo iOS 5.1
A maioria das câmeras high-end já possuem este recurso, certamente é bom ver eles adicionarem este recurso para o iPhone 4S, pois ele pode ser muito útil em algumas situações.

Novo app de Câmera para iPad

O app de câmera para iPad recebeu uma nova interface de usuário com o iOS 5.1. Agora o mesmo foi remodelado para sua tela maior. Vale dizer que todos os controles permanecem os mesmos, mas agora ficou melhor visualmente. Além do menu da câmera o botão do app quando ligado, fica flutuando na exposição da imagem, como podemos ver logo abaixo.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dica: Como transferir sua biblioteca do iTunes para um HD Externo

Muitas pessoas gostam de manter bibliotecas imensas com seus filmes, músicas, programas e aplicativos preferidos para poderem acessá-las a qualquer momento. Obviamente, essa enorme carga de arquivos ocupa bastante espaço, chegando a um ponto em que o HD não aguenta mais. É hora de transferir esses arquivos para outro local.
O iTunes, nesse sentido, oferece uma opção muito interessante: trata-se da possibilidade de enviar toda a biblioteca para um disco rígido externo, mas de forma sincronizada. Isso quer dizer que os itens continuarão a ser exibidos normalmente na interface do player, mas estarão localizadas em outro dispositivo.
Tutorial para iTunes
Fazendo isso, você ainda garante que todos os arquivos adicionados posteriormente sejam enviados automaticamente para o novo disco. O tutorial abaixo ensina a você como fazer isso em alguns passos rápidos e simples. Vamos a eles!

Adicionando o disco rígido

O primeiro passo é conectar um disco rígido ao seu computador. Tenha em mente o tamanho atual da sua pasta de mídias e a quantidade de arquivos que você pretende adicionar no futuro. Em seguida, abra o iTunes e acesse Editar > Preferências.
Selecione as opções indicadas
Selecione a aba “Avançado”, como mostra a imagem acima e marque a checkbox em que está escrito “Manter a pasta iTunes Media organizada”. Em seguida, clique em “Alterar” ao lado da caixa em que está escrito “Localização da pasta iTunes Media”.
Crie uma pasta dentro do disco rígido
Procure pelo seu disco rígido adicional e dentro dele crie uma nova pasta. É para esta pasta que serão movidas todas as mídias que estão no seu computador. Clique sobre ela e selecione a opção “Selecionar pasta”. Agora clique em “Ok” para fechar a janela “Preferências” e salvar suas configurações.

Enviando o conteúdo para o disco

Na janela principal do iTunes, siga o caminho Arquivo > Biblioteca > Organizar Biblioteca. Uma pequena janela é aberta e nela você deve marcar a caixa “Consolidar Arquivos”, como mostra a figura abaixo, e clicar em “Ok”.
Consolidar arquivos
Quando você mandar o software consolidar os arquivos, ele automaticamente começará a enviá-los para o disco rígido. Dependendo da quantidade de mídia que você possuir, isso pode demorar um pouco.
Transferindo os arquivos para o disco
Por fim, teste o resultado das modificações, acessando a biblioteca do iTunes, escolhendo um arquivo qualquer e clicando sobre ele com o botão direito. Selecione “Obter informações” e, na janela que surge, procure na parte inferior pela informação “Onde”. Veja se a localização do arquivo bate com o endereço da pasta criada no disco rígido que você adicionou. Se não, repita o processo novamente com o cuidado de salvar todas as modificações.

Dica: Saiba como usar o iTunes para gerenciar suas músicas


O iTunes é, na verdade, um centro de entretenimento. Você não precisa procurar os arquivos espalhados no computador para, então, criar uma lista de reprodução, porque o software organiza tudo. Na interface do programa, você tem todas as músicas de sua biblioteca separadas por artista, álbum, gênero musical ou, até mesmo, quantas vezes ela foi tocada. Também é possível baixar podcasts (algo como um programa de rádio criado pelos usuários sobre os mais diversos assuntos), gravar CDs de música, criar ringtones e, com a iTunes Store, fazer download de músicas, vídeos, programas de televisão e aplicativos para iPhone e iPod touch (penas que não temos no Brasil a loja virtual de músicas da Apple).
Com todas essas funcionalidades, nem sempre é fácil para um marinheiro de primeira viagem entender bem como o iTunes funciona. Por isso, preparamos um tutorial básico para iniciantes. Não é diferente adicionar músicas ou vídeos no iTunes, mas não esqueça que o programa apenas suporta as extensões MOV e MP4 (para vídeos). Portanto, antes de acrescentá-los, converta-os para um desses formatos.
FUNÇÕES
Clique na imagem para ampliá-la.
Funções encontradas na interface do iTunes.

APRENDENDO A USAR O ITUNES

1 Organizando a biblioteca Vá a Arquivo > Biblioteca > Organizar Biblioteca e escolha se o iTunes duplique os arquivos (ficando uma pasta para o iTunes e outra no local de origem) ou se quer que o programa crie subpastas para cada tipo de arquivo.
Passo a passo: Organizando a biblioteca.
2 Adicionando músicas Comece a encher sua biblioteca! Importar suas músicas e vídeos para o iTunes é simples. Basta acessar Arquivo > Adicionar à Biblioteca (ou usar o atalho [Command] + [O]) e buscar no computador os arquivos que deseja adicionar.
Passo a passo: Adicionando músicas

3 Obtendo informações Se você for uma pessoa metódica, reserve algumas horas para colocar as informações de suas músicas, como capa do álbum, ajustar nome do intérprete ou adicionar a letra. Selecione uma música, clique com o botão direito e vá a Obter informações.
Passo a passo: como obter informações
4 Organização é importante Mesmo que você não se preocupe com detalhes como a letra da canção, verifique sempre se o nome da música está grafado corretamente, bem como o do artista. É mais fácil encontrar o que procura quando os dados estão em ordem.
Passo a passo: importância da organização
Visualização Sua biblioteca apresenta três modos de visualização: em lista, em grade ou em Cover Flow. Se você não tem as capas dos álbuns adicionados, elas aparecerão somente como um símbolo musical (e o mesmo vale para a visualização no iPod).
Passo a passo: Visualize a biblioteca do iTunes
6 Criando uma lista de reprodução Com a sua biblioteca em ordem, você pode criar listas de músicas. Para isso, clique no botão [+] no canto inferior esquerdo e dê um nome que descreva sua lista. Selecione as músicas e arraste-as até a lista recém-criada. O mesmo vale para os vídeos.
Passo a passo: crie uma lista de reprodução
Assinando podcasts Se você quer assinar um podcast, vá a Avançado > Assinar Podcast e cole a URL do podcast na caixa que aparecer. Na aba Podcasts, todas as suas assinaturas estarão listadas. Selecione um podcast e clique em Atualizar para receber o capítulo mais recente.Passo a passo: como assinar podcasts

8 Sincronizando Você pode colocar as músicas no iPod de duas formas: sincronizando manual ou automaticamente. Por padrão, o iPod sincroniza quando você o conecta, mas se você quer ter o controle, vá em Resumo e marque a opção Gerenciar músicas e vídeos automaticamente.
Passo a passo: sincronize suas músicas
9 Som na caixa Colocar músicas e vídeos no iPod é simples. A ideia é a mesma da lista. Selecione algumas músicas e arraste até o ícone Música, embaixo do ícone do iPod. Para criar uma lista no iPod, selecione o tocador, clique no [+] e realize a mesma ação do passo 6.
Passo a passo: finalizando
*Matéria originalmente publicada na MAC+ 47.