quarta-feira, 14 de março de 2012

Dica: Saiba como usar o iTunes para gerenciar suas músicas


O iTunes é, na verdade, um centro de entretenimento. Você não precisa procurar os arquivos espalhados no computador para, então, criar uma lista de reprodução, porque o software organiza tudo. Na interface do programa, você tem todas as músicas de sua biblioteca separadas por artista, álbum, gênero musical ou, até mesmo, quantas vezes ela foi tocada. Também é possível baixar podcasts (algo como um programa de rádio criado pelos usuários sobre os mais diversos assuntos), gravar CDs de música, criar ringtones e, com a iTunes Store, fazer download de músicas, vídeos, programas de televisão e aplicativos para iPhone e iPod touch (penas que não temos no Brasil a loja virtual de músicas da Apple).
Com todas essas funcionalidades, nem sempre é fácil para um marinheiro de primeira viagem entender bem como o iTunes funciona. Por isso, preparamos um tutorial básico para iniciantes. Não é diferente adicionar músicas ou vídeos no iTunes, mas não esqueça que o programa apenas suporta as extensões MOV e MP4 (para vídeos). Portanto, antes de acrescentá-los, converta-os para um desses formatos.
FUNÇÕES
Clique na imagem para ampliá-la.
Funções encontradas na interface do iTunes.

APRENDENDO A USAR O ITUNES

1 Organizando a biblioteca Vá a Arquivo > Biblioteca > Organizar Biblioteca e escolha se o iTunes duplique os arquivos (ficando uma pasta para o iTunes e outra no local de origem) ou se quer que o programa crie subpastas para cada tipo de arquivo.
Passo a passo: Organizando a biblioteca.
2 Adicionando músicas Comece a encher sua biblioteca! Importar suas músicas e vídeos para o iTunes é simples. Basta acessar Arquivo > Adicionar à Biblioteca (ou usar o atalho [Command] + [O]) e buscar no computador os arquivos que deseja adicionar.
Passo a passo: Adicionando músicas

3 Obtendo informações Se você for uma pessoa metódica, reserve algumas horas para colocar as informações de suas músicas, como capa do álbum, ajustar nome do intérprete ou adicionar a letra. Selecione uma música, clique com o botão direito e vá a Obter informações.
Passo a passo: como obter informações
4 Organização é importante Mesmo que você não se preocupe com detalhes como a letra da canção, verifique sempre se o nome da música está grafado corretamente, bem como o do artista. É mais fácil encontrar o que procura quando os dados estão em ordem.
Passo a passo: importância da organização
Visualização Sua biblioteca apresenta três modos de visualização: em lista, em grade ou em Cover Flow. Se você não tem as capas dos álbuns adicionados, elas aparecerão somente como um símbolo musical (e o mesmo vale para a visualização no iPod).
Passo a passo: Visualize a biblioteca do iTunes
6 Criando uma lista de reprodução Com a sua biblioteca em ordem, você pode criar listas de músicas. Para isso, clique no botão [+] no canto inferior esquerdo e dê um nome que descreva sua lista. Selecione as músicas e arraste-as até a lista recém-criada. O mesmo vale para os vídeos.
Passo a passo: crie uma lista de reprodução
Assinando podcasts Se você quer assinar um podcast, vá a Avançado > Assinar Podcast e cole a URL do podcast na caixa que aparecer. Na aba Podcasts, todas as suas assinaturas estarão listadas. Selecione um podcast e clique em Atualizar para receber o capítulo mais recente.Passo a passo: como assinar podcasts

8 Sincronizando Você pode colocar as músicas no iPod de duas formas: sincronizando manual ou automaticamente. Por padrão, o iPod sincroniza quando você o conecta, mas se você quer ter o controle, vá em Resumo e marque a opção Gerenciar músicas e vídeos automaticamente.
Passo a passo: sincronize suas músicas
9 Som na caixa Colocar músicas e vídeos no iPod é simples. A ideia é a mesma da lista. Selecione algumas músicas e arraste até o ícone Música, embaixo do ícone do iPod. Para criar uma lista no iPod, selecione o tocador, clique no [+] e realize a mesma ação do passo 6.
Passo a passo: finalizando
*Matéria originalmente publicada na MAC+ 47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário