Instalação
Dicas para instalar o Lion em várias máquinas, recuperar discos e outros macetes
1 Quem guarda, tem Guarde o instalador para não ter de baixar os quase 4 GB do programa novamente. Você precisa copiá-lo antes que comece o processo de instalação. O Lion apaga o instalador depois para liberar espaço em disco. Portanto, se você pretende colocar o sistema em mais de uma máquina, faça um becape dele. Se tiver um disco externo com Time Machine ligado, nem precisa se preocupar, pois ele copia o instalador antes do upgrade começar. Aliás, ter um o Time Machine ligado antes de fazer a atualização é uma grande ideia. Pense nisso. O instalador é jogado na pasta Aplicativos depois do download. Basta copiá-lo para a nova máquina e instalar. Ele vai pedir que a máquina seja autorizada com sua conta na App Store (até 10 Macs podem ser autorizados) e seguir em frente.
2 Baixe novamente Saiu instalando o Lion e esqueceu de copiar o instalador e agora vai ter que baixar os 4 GB de novo? Porém, como fazer isso se a Mac App Store diz que ele já está instalado? Não se preocupe, clique com a tecla [Option] no botão Purchased para ver uma lista de todos os programas que você baixou, mas em vez de aparecer o botão Installed, eles aparecerão com o botão Install. Daí, é só esperar ele baixar, copiar para um disco e instalar em outra máquina. Se, por algum motivo, você desistir de baixar o Leão, segure [Option] para o botão Pause se transformar em Cancel.
3 Recupere já! Para problemas menores, que não envolvam danos físicos no disco rígido, existe o Recuperação do Lion, uma partição invisível de 650 MB criada pelo sistema na hora da instalação. Reinicie segurando [Command] +R para cair diretamente na tela do Utilitários do Mac OS X, onde você poderá tentar recuperar seu disco ou reinstalar o Lion, ou segure [Option] durante o início para escolher a partição de recuperação.
4 A volta dos discos Mídias ópticas, como DVDs, são mais frágeis e demoram mais para instalar que discos rígidos e flash drives, mas às vezes são sua única opção, então, siga os passos de A a C da dica anterior. A seguir, clique no botão Gravar, na barra superior, e corra para o abraço.
5 Recuperação externa O Recuperação do Lion serve para resolver problemas leves em seu disco rígido. Mas se o drive ficar seriamente comprometido, a própria partição de recuperação pode ser afetada. Aí, o jeito é ter a mão um DVD, flash drive ou disco de instalação como os que descrevemos acima, ou um drive de recuperação. Para facilitar a criação de um desses, a Apple liberou o Assistente do Disco de Recuperação (http://support.apple.com/kb/DL1433), um programa que ajuda você a criar um disco com o mesmo conteúdo do Recuperação do Lion. Importante: se o seu Mac já veio com o Lion instalado, seu flash drive criado com esse assistente só vai funcionar nele.
6 4 GB é o novo 2 GB Não há grandes diferenças de desempenho do Lion em relação ao Snow Leopard, mas há uma sensação geral de leveza e resposta em alguns programas. A memória mínima para instalar o sistema, segundo a Apple, é de 2 GB, portanto, é bem provável que programas exigentes fiquem mais lentos se a máquina estiver nesse limite. Uma boa hora para gastar um pouco em uns pentes de RAM. Aproveite e compre também um Magic Trackpad se você não tem um MacBook, pois, como já deu para perceber, os gestos são um componente importante da nova interface.
7 Cheque a lista Ainda na dúvida se faz o grande salto? Quer ter certeza de que todos os seus programas vão funcionar? Visite http://roaringapps.com e veja a tabela de compatibilidade do Lion criada pelos próprios usuários.
8 Faça seu próprio flash drive Na sua campanha contra os drives ópticos, a Apple matou o DVD de Instalação do Sistema.
Muita gente pode ficar em pânico sem ter uma mídia física para chamar de sua e poder tentar recuperar um disco bichado. Existem várias maneiras de contornar isso. A mais cara é comprar o flash drive USB com o Lion que a Apple vende por R$ 200. Você também pode fazer o seu próprio com o Lion, mas ele não vai ser tão charmoso quanto o oficial. Siga as instruções:
a) Encontre o Instalador do Lion na sua pasta Aplicativos. Clique com o botão direito (ou segurando a tecla [Control] e escolha no menu contextual Mostrar Conteúdo do Pacote.
b) Abra a pasta Contents/Shared Support e encontre a imagem de disco InstallESD.dmg.
c) Abra o Utilitário de Disco e arraste a imagem para a barra lateral do programa.
d) Para criar um disco ou flash drive “bootável”, clique na aba Restaurar. A imagem do Lion deve aparecer como Fonte (se não aparecer, clique nela na barra da esquerda).
e) Supondo que seu disco externo ou flash drive já está conectado ao Mac, formate-o com uma Tabela de Partição GUID. Vá até a aba Partição, escolha uma partição no menu suspenso da esquerda e Mac OS Expandido no menu Formato. Depois, clique em Opções e selecione Tabela de Partição GUID. Atenção: seu drive deve ter no mínimo 8 GB.
f) Volte à aba Restaurar e escolha o drive no campo Destino. Clique em Restaurar e pronto, seu drive externo do Lion será criado.
Finder
Pequenas e importantes mudanças
9 Mova e não copie Finalmente o OS X permite cortar e colar um arquivo (coisa que o Windows faz há anos). No Lion, se você usar o atalho de teclado [Command] + [Option] + [V] na hora de colar um documento ou pasta, ele é movido em vez de ser copiado. 10 Pegue o Atalho Abrir pastas-padrão com atalhos de tecla na janela de Abrir/Salvar é uma técnica avançada que demonstra que você é um ninja do Mac. Os atalhos estão logo ali no menu Ir do Finder para você decorar. O único que não funcionava era o [Command] + [Shift] + [O] para abrir a pasta Documentos. Não mais, agora basta invocar esse atalho e salvar direto nela.
11 Desfazer total Algo que os usuários já pediam há algum tempo. Você pode desfazer várias ações do Finder, não apenas uma, como era no Leopard. É só usar [Command] + [Z] várias vezes, até chegar ao ponto que queria.
12 Cadê meu Macintosh HD? O ícone do disco rígido some da Mesa por padrão, mas você pode colocá-lo de volta acessando as Preferências do Finder. Na aba Geral, marque as opções de discos que quer ver em sua Mesa.
13 Pasta automática Esta nós já demos, mas é bom repetir. É possível selecionar vários itens no Finder, clicar com o botão direito do mouse (ou usar a tecla [Control]) e escolher Arquivos > Nova pasta com Seleção no menu contextual e colocar todos os arquivos em uma só pasta automaticamente.
14 Quanto espaço eu tenho? O padrão no Lion é deixar as janelas do Finder sem a barra de estado, que mostram informações sobre a pasta e quanto espaço resta em seu disco rígido. Para habilitá-la, use o atalho [Command] + [/].
15 Apresentação instantânea Segure [Option] para ver o botão de Visualização Rápida transformar-se num botão de Tocar (Play). Clique nele para dar início a um slide show.
16 Abre-te, Sésamo! Ao usar o Visualização Rápida no Finder, há agora na janela um botão no canto superior direito que permite abrir o documento no aplicativo a ele associado. Mão na roda que evita um duplo clique desnecessário.
17 Modifique a barra Quer arrancar algum item da barra lateral do Finder? Segure [Command] e arraste o item para fora. Puf!
18 Transferência minimalista A lista de transferências (no popular, download) foi totalmente remodelada e ganhou um ícone de acesso no canto superior da barra de ferramentas. Você pode arrastar um arquivo da lista do Safari para colocá-lo em outro lugar no Finder.
19 Janela redimensionada Se você está usando o Safari em tela cheia, mas o conteúdo da página atual não se adaptou bem , mova o cursor para a lateral até ele se transformar em um indicador de redimensionamento horizontal. Clique e arraste para o centro para mudar o tamanho da página.
20 Leitura rápida A lista de leitura do Safari é uma mão na roda, mas clicar no ícone do óculos e depois em Adicionar Página para marcar um site pode cansar depois de um tempo. Para agilizar, clique segurando [Shift] em qualquer link que ele será adicionado à lista, com uma animação bonitinha.
21 Vídeos para assistir depois Quer baixar um vídeo que viu no YouTube? Baixe a extensão Youtubedownloader (grátis, http://bit.ly/ctdiUQ) e instale. Depois, é só copiar o endereço de compartilhamento do vídeo e colar na lista de transferências do Safari.
22 Zoom, por favor? Se você der um duplo clique num bloco de texto com dois dedos no trackpad, o Safari amplia aquela coluna ou parágrafo. Novo duplo clique, volta tudo ao normal.
Mail e iChat
Quem não se comunica, se estrumbica!
23 Com o nome que eu quero Você pode renomear as bandeirinhas coloridas de sinalização digitando o novo nome para as caixas sinalizadas na barra lateral.
24 Carteiro como nos velhos tempos Não gostou do novo visual do Mail? Tudo bem. Troque-o em Mail > Preferências. Clique no botão Visualização e selecione Usar leiaute clássico.
25 Favoritos instantâneos A barra de favoritos do Mail também pode ser acessada pelo teclado, como a do Safari. Aperte [Command] + 1 para ir para o primeiro favorito, [Command] + 2 para o segundo e assim sucessivamente. Você pode mover uma mensagem selecionada para uma de suas caixas favoritas teclando [Command] + [Control] + [Número do favorito].
26 Rolando no Mail Para passear pelas mensagens do Mail, passe três dedos na horizontal (não na vertical, como era no Snow Leopard) e aperte Barra de Espaço para ir até o final da mensagem selecionada. Aperte novamente para ir para a próxima mensagem.
27 Safari sem sair do lugar Se alguém enviar um link pelo iChat ou Mail, passe o cursor por cima sem clicar para acionar a visualização rápida da pagina. Se quiser abrir no Safari, clique no botão no canto superior direito.
28 Fale outra vez Colocando o cursor no campo de texto do iChat e clicando [Option] + [Seta para cima] você consegue passear pelas mensagens que digitou na sessão atual (como no Adium!). Infelizmente, o truque não funciona com mensagens no histórico.
29 Encontre os seus amigos Finalmente o iChat ganhou um campo de Busca! Digite [Command] + [F] que ele aparecerá e seus amigos serão filtrados enquanto você digita um nome.
Gestos
Nunca um trackpad foi tão importante
30 Tela cheia Em programas compatíveis com o sistema de tela cheia do Lion, clique no ícone de ampliar janela no canto superior direito e o programa irá preencher sua tela. A barra de menu e o Dock somem, mas se você chegar com o cursor perto, eles aparecem novamente. No caso do Dock, é preciso um pouco de paciência para fazê-lo ressurgir, já que demora um pouquinho.
31 Lance o Launchpad Faça o gesto de pinça com três dedos e o polegar (que está ficando conhecido como “Vem fazer glu-glu”) para invocar o Launchpad, uma tela com todos os seus aplicativos instalados, idêntica à tela de Início do iOS.
32 Passeio no Finder Se o gesto de passar três dedos pela tela no Finder agora leva você pelos programas abertos, como recuperar a funcionalidade antiga desse gesto (passear pelo histórico do Finder)? Simples, segure [Option] e passe os três dedos para voltar para a janela em que você estava.
33 Gesto espacial Os programas em tela cheia tornam-se, por padrão, uma nova Mesa (ou Space, como era chamado quando surgiu no OS X 10.5). Passe três dedos pelo trackpad na horizontal para navegar entre elas.
34 Gesto histórico Deslize dois dedos na horizontal no Safari para ir para a página anterior ou posterior, dependendo do lado para o qual você fizer o gesto. Faça o mesmo em um PDF no Pré-Visualização. Se passar devagarzinho, você pode dar uma olhadela na última página e voltar para a atual.
35 Arquivos recentes Arraste três dedos para baixo para ter acesso aos documentos recentes criados com o programa que está utilizando.
36 Natural ou não? Você passou a vida inteira clicando em uma barra e puxando para baixo para subir uma página e agora a Apple vem e diz que isso está errado e o modo “natural” é arrastar a página inteira para baixo. Até pode fazer sentido (principalmente depois de usar o iOS), mas mudar hábitos é difícil. Se você não acha que consegue mudar seu jeito de rolar, vá até o painel Trackpad e desmarque a opção Direção da rolagem: natural.
Programas
Tela cheia, salvamento automático, versões e muito mais
37 Só o Lion salva! Não precisar mais se preocupar com salvar seus trabalhos. Só isso já valeria os US$ 30 da atualização. Abra o Editor de Texto e digite alguma coisa. Salve o arquivo e continue escrevendo e veja a palavra Editado aparecer ao lado do título. Continue escrevendo e, depois, feche o documento (não irá aparecer a caixa de diálogo perguntando se você quer salvar as mudanças). Espere uns minutos. Abra o arquivo novamente e, tudo estará lá do jeito que você deixou.
38 Controle o lançamento O Launchpad é uma ideia bacana, mas se você tem muitos programas, ele pode ficar improdutivo, pois mostra tudo que está na sua pasta Aplicativos. Para sumir com os programas que você nunca usa – como desinstaladores e utilitários –, baixe o Launchpad Control (grátis, http://bit.ly/oebjnR). Ele é um painel do Preferências do Sistema que esconde os aplicativos inúteis.
39 Junte os filmes O QuickTime X do Lion permite juntar dois filmes. É só abrir um vídeo e arrastar outro para cima dele. Você pode escolher a posição do novo filme e o programa o redimensiona e corta automaticamente. Só faltou acrescentar transições.
40 Versões o tempo todo Outro recurso sensacional é o Versões. Abra um arquivo em um programa compatível, como o Pages. Faça modificações e perceba que na barra aparece o termo Editado. Clique no título e entre no fantástico mundo das versões do Lion. Ao escolher Explorar Todas as Versões no menu que aparece, você é levado para uma tela semelhante à do Time Machine, com uma galáxia movendo-se lentamente ao fundo. Aí, basta escolher uma versão anterior do arquivo para utilizá-la, caso você tenha mudado de ideia. Fantástico!
41 Lion também é Leão Conheça Raquel, a voz brasileira do OS X. Abra o painel Fala, clique em Vocalização de Texto e escolha Personalizar. Clique em Raquel para baixar a moça via Atualização de Software. A seguir, selecione qualquer texto no Editor de Texto e escolha Fala > Começar a Falar.
42 Bem na foto A nova agenda do Lion está sincronizada com a função Rostos do iPhoto (ou do Aperture). Clique na imagem do seu contato e clique no botão Importar Rosto do iPhoto no canto esquerdo inferior. Uma tela com oito imagens associadas àquela pessoa vai aparecer para você escolher uma.
43 Compartilhe o que importa O Agenda do Lion permite que você selecione quais informações deseja compartilhar com os outros quando exporta seu cartão de contato. Primeiro, defina seu cartão em Cartão > Tornar Este o Meu Cartão. Quando for editá-lo, você verá uma caixa ao lado de cada item. Desmarque a caixa e aquela informação será suprimida quando você arrastar seu cartão para fora do Agenda ou clicar no botão Compartilhar.
44 Trilha sonora Uma das novas funções do QuickTime X é conseguir exportar o áudio de um filme. Basta ir a Arquivo > Exportar para separar o áudio em um arquivo AAC.
45 Sua tela é o astro A gravação do que acontece na tela do seu Mac também melhorou. Você agora consegue salvar vídeo de apenas um pedaço da tela. Vá até Arquivo > Nova Gravação de Tela e depois arraste o cursor sobre a área a qual quer gravar. Clicando no menu ao lado do botão de gravação, você pode optar por mostrar os cliques do mouse durante a gravação. Sempre que você clicar o mouse, um círculo preto vai aparecer em volta do cursor. Muito legal para quem grava tutoriais.
46 QuickTime 7 de volta Não consegue instalar o QuickTime 7 no Lion? Você provavelmente baixou a versão errada. A que roda no Lion é a 7.6.6 (http://support.apple.com/kb/dl923), não a 7.6.9. O motivo é que a versão mais velha instala o programa na pasta Utilitários, não na de Aplicativos, onde já está instalado o QT X.
47 Assine sem medo No Pré-Visualização, vá até Preferências > Assinaturas e crie uma assinatura digital para usar em seus documentos e formulários em PDF. Use uma caneta boa e faça sua assinatura bem grande em uma folha de papel. Você pode criar várias diferentes ou qualquer tipo de desenho e firula à mão para enfeitar seus documentos. Para colar sua assinatura em um documento, acesse Visualizar > Ver barra de Ferramentas de Anotações, selecione a ferramenta de assinatura, escolha a que você quer usar e clique no lugar onde deseja aplicá-la.
48 Agenda social Adicione o campo Facebook ou Twitter em seus contatos no Agenda acessando Cartão > Adicionar Campo. Ao clicar nesse item no cartão de um contato, você vai poder abrir o navegador (ou o aplicativo do Twitter) direto na página do usuário.
49 Diagnóstico sem fio O Lion tem um aplicativo novo que fica escondido em Sistema/Biblioteca/CoreServices chamado Diagnóstico da Rede Wi-Fi. Com ele, é possível ver em um gráfico o sinal da sua rede wireless, gravar eventos e quedas na conexão, além de outras ferramentas investigativas. É um programa para ser usado por técnicos, para diagnosticar problemas de rede, mas pode ser útil caso seu AirPort (ops, agora é Wi-FI) não esteja se comportando muito bem. 50 Som mesmo dormindo No protetor de tela de Capas do iTunes, passe o mouse sobre uma imagem e você verá um botão de Play aparecer. Clique e uma música daquele álbum vai tocar.
Dicas de texto
Escreva certo por linhas retas
51 Errou, corrigiu, tá novo” A correção de texto agora tem uma aparência semelhante à do iOS. Quando erramos alguma palavra, um pequeno balão aparece, corrigindo-a. Você pode apertar a barra de espaço para aceitar a sugestão ou [Esc] para ignorá-la.
52 Em 140 caracteres Quer tuitar algo? Selecione um texto e use o menu contextual ([Control] + [Clique] ou botão direito e escolha Serviços > Twitter para abrir instantaneamente o aplicativo. Funciona com URLs no Safari e textos (mas não se esqueça de resumir tudo em 140 toques).
53 Uma carinha bonita A Apple acrescentou a fonte Emoji, que permite colocar emoticons em seus textos, mas o suporte ainda é capenga. Você não consegue digitar os emoticons, apenas arrastar do Visualizador de Caracteres (que fica na barra de menu, do lado direito).
54 Tudo com acento Não lembra qual a combinação de teclas para o u com trema (mesmo ele tendo sido abolido pelo Novo Acordo Ortográfico)? Ou não gosta de usar duas teclas para conseguir um caractere acentuado? Segure a tecla com a letra que deverá ganhar o sinal diferencial, como acontece no iOS. Clique na letra acentuada ou digite o número correspondente para que ela apareça.
55 Dicionário instantâneo Dê dois cliques com três dedos em uma palavra para ver sua definição do dicionário e no Thesaurus (em inglês) aparecer.
Mission Control
Controle todos os seus aplicativos como um deus
56 De mesa em mesa Para navegar entre as mesinhas na tela grande do Mission Control, segure[Option] enquanto clica em outra Mesa.
57 Sua mesa principal Para definir que um programa vai abrir em uma determinada Mesa, clique no ícone no Dock e segure para abrir o menu contextual. Escolha Opções > Atribuir a Todas as mesas/Esta mesa/Nenhuma. Este último significa que o aplicativo será aberto na mesa que estiver ativa.
58 Muito mais mesas Se você levar o cursor até a parte superior direita da tela do Mission control ou segurar [Option] vai aparecer um botão com o sinal [+] e uma nova tela para acrescentar uma nova Mesa (Space era o nome nas versões anteriores do sistema, que ainda aparece em alguns lugares onde o tradutor comeu bola). Segurar a tecla [Option] ou levar o cursor para cima de uma telinha faz aparecer um [X] no canto para apagar as Mesas.
59 Chegue rápido Vá até o painel Teclado > Atalhos de Teclado e defina comandos para ir rapidamente para a Mesa que você quiser.
60 Espaços Diferenciados Nada mais confuso que ter várias Mesas com a mesma imagem de galáxia no fundo. Para colocar uma imagem diferente em cada delas, abra o Preferências do Sistema na Mesa (Space) na qual você quer mudar o fundo de tela, clique em Mesa/Protetor de Tela e selecione uma imagem. Volte para o Mission Control, arraste o painel para outra Mesa e repita a operação.
61 Bem grandão Passe o cursor por cima de uma das janelas em uma Mesa e aperte a barra de espaço para ampliá-la (visualização rápida).
62 Passeio pelos programa Entre no modo Janelas de Programas pressionando [Command] + [~]. Continue apertando esse atalho de teclado para navegar entre as janelas abertas de todos os programas abertos, incluindo as que estão minimizadas.
63 Janelas fora de lugar Para mover todas as janelas de um aplicativo de uma Mesa para outra, segure no ícone do programa na Mesa principal do Mission Control e arraste-o para a Mesa de destino.
64 Pulando a janela Navegue entre as janelas da Mesa apertando a primeira letra do nome delas enquanto estiver na tela do Mission Control.
Sistema
Sim, ainda tem mais dicas para gastar sua tecla [Option]
65 Sem para-quedas O esquema superfácil de compartilhamento de arquivos do Lion não funciona em todos os Macs. Ele é compatível apenas em máquinas montadas a partir de 2009. O motivo é que os Macs precisam ter chips Wi-Fi recentes para o AirDrop rolar. Como saber se funciona no seu? Simples, se o ícone do AirDrop aparecer em sua barra lateral, tudo bem.
66 Salve diferente O Lion traz novos atalhos de teclado para a janela de Salvar dos programas:
• Aperte Return ou [Command] + [S] para Salvar.
• Acione o Cancelar apertando [Esc] ou [Command] + [Ponto final].
• Não Salve apertando [Command] + [Delete].
67 Suas preferências Para reduzir o número de ícones que aparecem no painel principal do Preferências do Sistema, escolha Visualizar > Personalizar. A seguir, basta escolher as funcionalidades que você usa normalmente.
68 Botão de visualização Há uma outra forma de ver o menu Visualizar. Em vez de ir até a barra de menus, clique e segure o botão [Mostrar Tudo].
69 Mensagem para você Você pode colocar uma mensagem personalizada na tela de login (como o seu nome). Abra o painel Segurança e Privacidade e, na aba Geral, habilite a opção Mostrar uma mensagem quando a tela estiver bloqueada e coloque o seu texto.
70 Sem resumo O Resume do Lion automaticamente abre qualquer documento que estava ativo quando o programa foi fechado. Para ter certeza de que ele não fará isso automaticamente na próxima vez em que iniciar o programa, segure a tecla [Option] e escolha na barra de menus[Nome do programa] > Fechar e Descartar Janelas, ou segure [Command] + [Option] + [Q].
71 Parou geral Para impedir que todos os programas abram novamente quando você reiniciar o Mac, segure a tecla [Option] quando escolher Apple > Reiniciar ou Apple > Desligar.
72 Easter Eggs! Nos primórdios do OS X, Steve Jobs acabou com os Easter Eggs do sistema, pequenas auto-homenagens feitas pelos programadores que ficavam escondidas em cantos do sistema. Mas parece que homenagens ao próprio Jobs são permitidas. No ícone do Todos os Meus Arquivos, que você só vê na barrinha da janela do Finder em uma versão minúscula, estão escritas uma série de frases famosas de Jobs, como: “Design não é só aparência e sensação. Design é como a coisa funciona”.
73 Continue sem resumo Você pode desligar momentaneamente o Resume na hora de abrir um programa segurando a tecla [Shift] antes de clicar em um programa no Dock para abri-lo.
74 Cadê a biblioteca? O Lion escondeu a pasta Biblioteca (em que ninguém mexia mesmo). Para vê-la, segure [Option] enquanto acessa o menu Ir do Finder. Brinque de apertar e desapertar a tecla com o menu aberto. É divertido!
75 Janelas de todo jeito Você já se ligou que pode mudar o tamanho das janelas segurando em qualquer canto delas. Mas existem algumas manhas:
• Segure a tecla [Option] enquanto arrasta um dos lados da janela para mover o lado oposto também. Se segurar em um canto, todos os lados se movem.
• Segure [Shift] para alterar o tamanho da janela mantendo suas proporções. Segure [Shift] e [Option] para alterar a janela a partir do centro.
76 Telas compartilhadas Agora é possível logar em um Mac da sua rede não só com uma senha autorizada, mas com um Apple ID! Você pode adicionar usuários que podem fuçar em seu Mac manualmente ou adicioná-los pelo contato do Agenda e atribuir uma senha a eles. Isso quer dizer que não é preciso criar uma conta para seu filho acessar sua máquina para descobrir por que a webcam não liga. Vá até o painel Compartilhamento, clique em Compartilhamento de Tela, clique no botão [+] e selecione as pessoas em sua agenda.
77 Veja antes de escolher Se selecionar um item de uma busca do Spotlight, você vai ver que agora ele mostra uma visualização rápida daquele item. Apertando [Command], uma barra embaixo dessa imagem vai aparecer mostrando a data em que aquele arquivo foi aberto pela última vez. Com [Option], a barra vai mostrar o caminho para aquele arquivo.
78 Observe bem Mudar entre o modo de controle e o de observação no Compartilhamento de Tela ficou bem mais fácil. Basta adicionar o ícone de Mudar para o Modo de Observação na barra de ferramentas acessando Visualizar > Personalizar Barra de Ferramentas.
79 Use a lupa O Pré-Visualização vem com uma ferramenta de lupa providencial. Escolha Mostrar lupa no menu Ferramentas e veja todos os detalhes de suas imagens. Você pode mudar o tamanho da lupa com o gesto de pinça (juntar ou separar dois dedos).
80 Painel translúcido de volta Muita gente sentiu falta do Dashboard com seus widgets flutuando na tela, que agora no Lion ficam confinados em seu própria Mesa, com aquele fundo parecendo um encaixe de LEGO. Para voltar ao esquema anterior, abra o Preferências do Sistema > Mission Control e desmarque a caixa Mostrar Dashboard como um Space (lembra que a gente falou que a tradução ficou meio capenga? Aqui é Space, em outros lugares é Mesa).
81 Maldita autocorreção! Não gostou da autocorreção do Lion? Sem crise. No painel Idioma e Texto > Texto, desligue a opção Corrigir Ortografia Automaticamente.
82 Máquina do Tempo inteligente No Lion, se você usa o Time Machine e deixou seu disco externo desconectado por alguns dias, o sistema encarrega-se de fazer cópias locais das mudanças que aconteceram, só esperando a chance de salvar tudo no local certo quando o disco for novamente conectado.
83 Travou, liga ele de novo Não quer perder tempo vendo a “Bola Boiola da Morte” em sua tela? Vá ao painel Economizador de Energia e selecione a opção Reiniciar automaticamente se o computador ficar bloqueado.
84 É segredo… O Lion facilitou a criação de flash drives ou discos externos protegidos por senha. Agora, é só ir até o Utilitário de Disco e escolher uma das opções de formatação em Mac OS Expandido Criptografado, definir uma senha e pronto. Detalhe: drives formatados assim só são reconhecidos em Macs com Lion.
85 Volte para o Leopard Bem, ou quase isso. Se você não curtiu algumas mudanças do Lion, baixe o Lion Tweaks (grátis, http://bit.ly/q1iibC). Com ele, é possível desligar algumas firulas do Lion, mostrar a pasta Biblioteca, escrever letras repetidas (eeee), voltar com as barras de rolagem permanentes e várias outras.
*Matéria originalmente publicada na MAC+ 64.
Nenhum comentário:
Postar um comentário